Abertas inscrições para o Fórum de Ouvidorias do SUS

9 de maio de 2014 - 16:38

O Fórum Cearense de Ouvidorias do SUS realiza na próxima quarta-feira (14) o 11º encontro, dessa vez para promover a reflexão sobre os desafios atuais das ouvidorias públicas brasileiras e a consolidação do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS no Ceará. O XI Encontro do Fórum Cearense de Ouvidorias do SUS acontecerá das 08 horas às 17 horas, no Hotel Mareiro (Avenida Beira Mar, 2380 – Meireles). As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=15517. O encontro pretende reunir todos os ouvidores do SUS no Estado.

 

Criado em setembro de 2007, por iniciativa da Ouvidoria Geral da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, o Fórum Cearense de Ouvidorias do SUS constitui-se num espaço permanente de discussões sobre as ouvidorias do SUS no Estado, sendo pioneiro no país. Congrega ouvidores do SUS e articuladores do Sistema OuvidorSUS nos municípios cearenses e realiza atividades periódicas sob a coordenação de Núcleo Mobilizador, formado pela Ouvidoria Geral da Sesa e ouvidorias municipais eleitas nas reuniões do Fórum. A Rede de Ouvidorias da Sesa é composta de 48 ouvidorias em funcionamento nas unidades assistenciais e Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES).

 

As Ouvidorias da Sesa fazem parte da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, vinculada à Secretaria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado. Integram também o Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS, vinculado ao Ministério da Saúde. Compete a essas ouvidorias, dentre outras funções, acolher as manifestações dos cidadãos relacionadas às ações e serviços do SUS, encaminhar aos órgãos competentes as manifestações recebidas, acompanhar as apurações e fazer retornar aos cidadãos as informações sobre as providências adotadas. As ouvidorias devem, ainda, fornecer orientações sobre saúde, sobre o funcionamento do SUS, bem como os direitos e deveres dos cidadãos, além de implementar ações de incentivo à participação dos usuários no processo de avaliação dos serviços prestados pelo SUS.

 

Os usuários do SUS podem falar com as ouvidorias da Secretaria da Saúde do Estado, incluindo hospitais, unidades e regionais de saúde pelo telefone 0800.275.1520, por carta (Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema – CEP 60060-440), ou pelo Sistema de Ouvidoria.

 

Informações pelo telefone: (85 3101.5226)

 

09.05.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara