Dragão do Mar inicia Café Cultural neste sábado (10)

9 de maio de 2014 - 12:42

Os sábados do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, além de shows e espetáculos, também serão de muitas conversas, debates e reflexões sobre o pensamento contemporâneo. É o Café Cultural do Dragão que estreia neste sábado (10), com um bate-papo com o professor e sociólogo Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes, no Café do Cinema, às 17 horas. Nesta primeira edição, Diatahy falará sobre a nova edição do livro “Milagre em Joaseiro”, do historiador norte-americano Ralph Della Cava, publicada recentemente pela Companhia das Letras. O acesso é gratuito.

 

Com o objetivo de apresentar e discutir ideias e abordagens que movimentam e inovam os campos artístico e cultural, o Café Cultural do Dragão é um programa de debates, organizado em torno de nomes de destaque do campo intelectual brasileiro e internacional. Seu formato é o de apresentação de um tema seguido de debate com o público, sempre aos sábados, às 17 horas.

 

Segundo o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, com o Café Cultural, o Dragão do Mar cumpre o papel fundamental de discutir aspectos centrais da vida contemporânea. “Traremos pensadores do Ceará e do Brasil em suas diversas áreas”, adianta.

 

Toda a programação de maio já está fechada. No dia 17, a socióloga Mariana Mont’Alverne falará sobre a trajetória do músico João do Vale e a indústria fonográfica no século XX; no dia 24, o sociólogo Delano Pessoa discorre sobre o imaginário do litoral na pintura de Raymundo Cela; e, para fechar o mês, a historiadora e socióloga Andréa Borges Leão debate sobre as ideias de “cultura” e “civilização” no pensamento social moderno.

 

O primeiro Café Cultural do Dragão foi realizado experimentalmente na terça-feira de Carnaval, dia 4, com a socióloga Glória Diógenes, sobre arte urbana, e foi sucesso de público, apesar da data. Agora, o programa volta com tudo. Em breve, divulgaremos a programação de junho.

 

Programação Café Cultural do Dragão – Maio de 2014

 

Dia 10/5

Tema: As escritas sobre Padre Cícero

Ao longo do século XX, muito se produziu sobre as relações entre Padre Cícero, a cidade de Juazeiro do Norte e as práticas religiosas, políticas, sociais, econômicas num movimento ao mesmo tempo local, nacional e internacional. A partir da obra “Milagre em Joaseiro”, do historiador norte-americano Ralph Della Cava, temos um novo horizonte de discussão nessa tradição crítica.

Convidado: Professor e Sociólogo Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes.

Nota biográfica: Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará desde 2004, Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes é membro efetivo do Instituto Histórico do Ceará, da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense de Ciências. É membro titular da A.I.S.L.F. (Association Internationale des Sociologues de Langue Française).

 

Dia 17/05

Tema: A música de João do Vale e a indústria fonográfica brasileira

Os sentidos do trabalho de um artista não são definidos apenas pelos seus interesses estéticos. Há toda uma rede, um sistema que constroem a “imagem”, o “lugar”, a própria obra daquele artista. O músico João do Vale é um caso interessante de como a indústria fonográfica no Brasil influenciava a variação do significado de suas composições.

Convidado: Socióloga Mariana Mont’Alverne

Nota biográfica: Mariana Mont’Alverne é doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura e especial interesse pelos temas: mundialização da cultura, indústrias culturais, padrões de consumo e consumo cultural. 

 

Dia 24/05

Tema: Diálogos com a produção artística de Raymundo Cela

Nome importante da arte produzida no Brasil na primeira metade do século XX, o cearense Raymundo Cela fez da sua obra um imaginário do cotidiano de vaqueiros e pescadores. Seu universo pictórico pode ser um relevante interlocutor das narrativas e dos temas que formam as histórias do Ceará.

 Convidado: Sociólogo Delano Pessoa.

Nota biográfica: Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, Delano Pessoa é Doutorando em Sociologia pela mesma instituição. Tem experiência nas áreas de Antropologia e de História Social. Atualmente, pesquisa na área de Sociologia da Cultura e da Arte.

 

Dia 31/05

Tema: Civilização e cultura, itinerários

Na tradição do pensamento ocidental moderno, sobretudo na formação disciplinar das ciências sociais, os conceitos de “civilização” e “cultura” são protagonistas de muitas cenas de teoria e metodologia. Reformulados, questionados, negados, esses dois conceitos atravessam as mais diferentes pautas intelectuais desde o século XIX.

Convidado: Historiadora e Socióloga Andréa Borges Leão

Nota biográfica: Professora da Universidade Federal do Ceará, Andréa Borges Leão tem doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio pós-doutoral em História Cultural na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, sobre as coleções literárias infantis da Livraria Garnier.

 

09.05.2014

Assessoria de Comunicação do Instituto Dragão do Mar

Luciana Vasconcelos (85 3488.8617)