Britânico que visita de bicicleta as cidades-sede da Copa chega a Fortaleza

15 de maio de 2014 - 16:41

Que o futebol é paixão mundial, muita gente sabe, mas que existem pessoas capazes de grandes aventuras pelo maior evento esportivo do mundo, pode ser novidade para muitos. Faltando menos de um mês para sediar seu primeiro jogo da Copa do Mundo 2014, a Arena Castelão recebeu uma visita ilustre, a do britânico que resolveu percorrer de bicicleta as 12 sedes do torneio.

 
A viagem começou há seis meses, quando Andy Smith pediu demissão do cargo de gerente contábil de uma empresa da Inglaterra para conhecer melhor o país que vai sediar a Copa e assistir aos jogos. Na madruga desta quarta-feira (14/5), Andy chegou a Fortaleza – a 11ª cidade de sua turnê batizada de #SambaCycle, que integra o projeto Smudger Samba Cycle – Charity Ride Brazil 2014.

Na manhã seguinte, o aventureiro foi recebido pelo secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa, e pelo ex-jogador Mirandinha, para visita ao primeiro estádio finalizado para o Mundial. “A iniciativa do Andy Smith é admirável. Ele tem percorrido as Sedes da Copa divulgando uma causa nobre e louvável, ao tempo que conhece a cultura brasileira. Desde ontem tem experimentado a hospitalidade dos cearenses. Ficou encantado com o Castelão”, aponta Ferruccio Feitosa.

2Ao entrar na Arena Castelão, o ciclista observou admirado as arquibancadas por alguns segundos. “Está espetacular. Já impressiona pela beleza de fora. E dentro você sente que é um verdadeiro estádio de futebol, com arquibancadas enormes”, afirmou ele, antes de encerrar a visita com duas voltas de bicicleta ao redor do gramado.

Viagem pelo Brasil
A jornada começou no dia 21 de janeiro em Porto Alegre, passou por Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Salvador, Recife e Natal, chegando agora a Fortaleza. São mais de 6 mil quilômetros percorridos sobre sua bicicleta, batizada de “Luis Good Luck (Luís Boa Sorte)”. O nome da bike, diz ele, é uma referência ao ex-jogador português Luís Boa Morte, que atuou no futebol inglês na década passada e hoje é treinador das categorias de base do Fulham, de Londres. “Coloquei ao contrário para dar sorte mesmo”, diverte-se. 

“Assim como outras pessoas de fora eu só conhecia o Brasil pelo samba, praias do Rio de Janeiro e caipinha, mas agora que estou tendo a oportunidade de conhecer muitas cidades, posso dizer que cada lugar tem sua peculiaridade. O Brasil é um país encantador e com uma cultura rica”, aponta.

 
A meta é terminar o tour em Manaus, a tempo para estreia da Inglaterra contra a Itália, em 14 de junho. Para não perder tempo, parte amanhã mesmo rumo à capital do Amazonas – pedala entre 80 e 100 km por dia. “Tenho ingressos para os três jogos da Inglaterra na primeira fase, contra a Itália, Uruguai e Costa Rica”. Os trajetos entre Manaus, São Paulo e Belo Horizonte, onde o time inglês jogará na etapa inicial do Mundial serão feitos, claro, de avião.

Inglaterra na Copa do Mundo
Sobre as chances de a Inglaterra seguir na Copa do Mundo após a primeira fase, Andy Smith afirma ser complicado devido ao grupo. Mas acha que, com um pouco de sorte, é possível avançar até as quartas-de-final e, quem sabe, enfrentar o Brasil no estádio Castelão. “Seria um grande sonho”, diz. Porém, sobre a possibilidade de conquistar o Mundial, o britânico foi enfático: “Não. Isso é impossível”, cravou.  

 
Andy Smith afirmou ter gostado da convocação do “English Team” para a Copa do Mundo. “O técnico (Roy Hodson) misturou bons jovens jogadores, como Sterling e Sturridge (ambos do Liverpool), com experientes. Mas acredito que seja uma seleção para a próxima Copa”, disse ele, que é torcedor do modesto Watford, do subúrbio de Londres. O time disputa atualmente a segunda divisão do Campeonato Inglês.

 
Contexto Social
A aventura não se resume à satisfação pessoal do britânico. Por meio de sua página na web (http://smudgersambacycle.org), Andy arrecada fundos em benefício a instituições que possuem projetos de inclusão para crianças de baixa renda ou que sofrem com questões de violência, drogas, discriminação, deficiência física e mental e portadoras do vírus da AIDS

Curiosidades
 – Durante suas andanças pelo Brasil, Andy Smith conta que assistiu jogos no Pacaembu (Corinthians 0x2 Bragantino), no Maracanã (Flamengo 2×1 Vasco), no Mineirão (Cruzeiro 5×1 Universidad de Chile) e na Arena das Dunas (América-RN 3×0 Náutico).

 
– O irmão de Andy, Martins Smith, chegou ontem a Fortaleza. Ele também assistirá a Copa do Mundo, mas não vai pedalar pelo país.

 

 
– Apesar de já ter pedalado mais de seis mil quilômetros pelo Brasil, Andy conta que nunca havia subido numa bicicleta até os 17 anos

 
– Para chegar a Manaus, o britânico terá que pedalar mais 2,3 mil quilômetros até Manaus. Como pedala entre 80 e 100 km por dia, deve chegar à capital amazonense por volta do dia 12 de junho. A estreia da Inglaterra, contra a Itália, será no dia 14

 
– Após o passeio de bike ao redor do gramado, Andy ainda bateu bola com o secretário Ferruccio Feitosa e com o ex-jogador Mirandinha. O britânico mostrou ter intimidade com a bola. Ferruccio aproveitou para dar uma volta na bicicleta do britânico.

 
– No site do ciclista é possível ver vídeos, fotos e acompanhar em quais cidades ele está. Além disso, ele divulga para quais instituições de caridade doou dinheiro e faz questão de frisar que o valor arrecadado é repassado diretamente às instituições de caridade e que nada é usado para financiar suas viagens.

 

 

15.05.2014

 

Coordenadoria de Comunicação da Secopa
Ciro Câmara
(85) 3264-5359 / (85) 8778.0024 | imprensa@secopa.ce.gov.br |