Curso prepara atenção básica para tratamento do tabagismo

15 de maio de 2014 - 13:08

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) realiza nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16) o Curso de Capacitação de Profissionais de Saúde para Abordagem e Tratamento do Tabagismo no SUS. Essa é a terceira turma do curso que tem como foco expandir o tratamento das pessoas que desejam parar de fumar no Interior. O curso será ministrado no auditório Waldir Arcoverde (Avenida Almirante Barroso, 600 – Praia de Iracema) e envolverá 90 profissionais de nível superior da atenção básica, que trabalham nas unidades básicas de saúde de 11 municípios. O curso contribui com a qualificação e o desenvolvimento dos profissionais, focado na organização da porta de entrada do SUS, que à atenção básica no PSF e postos de saúde, para o tratamento de fumantes.

 

Participarão do curso profissionais dos municípios de Cascavel, Horizonte, Beberibe, Caucaia, Pacajus, Apuiarés, Ocara, Pindoretama, Ibicuitinga, Chorozinho e Fortaleza. Na capital, o Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria da Saúde do Estado atende a população no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e no Centro de Saúde Meireles. No HM, o programa foi criado em 2002 e já ajudou mais de 2 mil fumantes a abandonarem o vício. Tanto no HM quanto no Meireles, fumantes são acompanhados por equipes multiprofissionais, formadas por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiras, nutricionistas.

 

No início do tratamento os pacientes são ouvidos sobre a motivação para deixar de fumar. São realizados exames para conheci mento sobre o quadro de saúde dos pacientes e o grau de dependência da nicotina, uma das principais substâncias encontradas no cigarro. O tratamento é baseado em abordagem cognitivo-comportamental e em uso de medicamentos. Orientações permanentes e em grupo sobre alimentação saudável e os riscos do tabagismo para a saúde também são rotina no Programa de Controle do Tabagismo.

 

O tabagismo é um importante fator de risco para o desenvolvimento de uma série de doenças crônicas, tais como câncer, doenças pulmonares e doenças cardiovasculares. O uso do tabaco continua sendo líder global entre as causas de mortes evitáveis. Evidências associam, também, a exposição passiva ao tabaco ao mesmo grupo de doenças. Fortaleza tem 8,8% de fumantes entre a população de maiores de 18 anos, de acordo com o Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde. Em 2013, o percentual de ex-fumantes na capital era de 7,2% dos adultos maiores de 18 anos.

 

15.05.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá  (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara