Governador Cid Gomes visita prédio onde terá unidade do Vapt Vupt

15 de maio de 2014

O governador Cid Gomes visitou nesta quinta-feira (15) o local para construção de mais uma das unidades do Vapt Vupt, no Centro da Cidade. Durante a visita ao prédio, que fica ao lado da Praça da Lagoinha, o Governador reuniu permissionários do centro comercial popular onde funcionará o Vapt Vupt e garantiu que todos permanecerão no local sem qualquer prejuízo comercial. No andar de cima do prédio vão ficar concentrados a prestação de serviços sem afetar a venda dos comerciantes no andar de baixo. “Esse investimento será importante. Além de beneficiar as pessoas que necessitam desses documentos, os permissionários do centro comercial popular terão mais pessoas circulando e comprando nessa área”, disse o Governador durante a visita.

 

Cid Gomes estava acompanhado dos secretários Arialdo Pinho (Casa Civil), Danilo Serpa (Chefia do Gabinete do Governador) e Mariana Lôbo (Justiça e Cidadania). O Governador e os permissionários voltarão a se reunir nesta sexta-feira (16), às 18h30min, no Palácio da Abolição.

 

Vapt Vupt são centrais de atendimento ao cidadão que prestarão diversos serviços públicos como emissão de documentos, títulos, cartões únicos, atendimentos individualizados e prestações de serviços. As obras de duas unidades já foram iniciadas.

 

O Programa de Atendimento Integrado ao Cidadão prevê a instalação de cinco shoppings de serviços no Ceará: três em Fortaleza, nos bairros Antônio Bezerra, Centro e Messejana e as outras duas em Sobral e outra em Juazeiro do Norte. A inauguração das duas primeiras unidades, em Messejana e em Juazeiro do Norte, será neste ano.

 

Vapt dentroO novo modelo de atendimento ao cidadão deve substituir gradualmente as atuais Casas do Cidadão e absorverá os serviços da Central Fácil, voltada para atendimento do pequeno empresário, além de concentrar postos de atendimento do Procon/Decon, Polícia Civil, Defensoria Pública, Ouvidoria Geral do Estado, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Prefeitura Municipal, Polícia Federal e das demais concessionárias de Serviços Públicos, a exemplo da telefonia e bancos.

 

Segundo a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, a meta de atendimentos é de 13.010 atendimentos por dia em cada unidade. “Serão 5 unidades com uma média de 3.000 m2 onde a meta é atingir 260 mil atendimentos por mês quando estas unidades estiverem em pleno funcionamento. Esses locais funcionarão de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 18 horas, com serviços como emissão de documentos, atendimentos personalizados e realização de cadastro único. Alguns serviços também poderão ser agendados pela internet, facilitando a vida o cidadão e prestando um serviço com mais qualidade”, informa.

 

Ela também destaca que esta é a primeira vez que o Governo do Estado consegue expandir o projeto para o Interior, levando inicialmente estas centrais de atendimento a dois pólos (Cariri e Zona Norte do Estado). Na primeira fase do projeto, as demais regiões serão atendidas por seis caminhões baús que também estão sendo modernizados. “O Caminhão do Cidadão também passará por uma atualização no projeto, que inclui mudança em sua itinerância e no formato de atendimento”, adianta.

 
As centrais Vapt Vupt são executadas por meio de uma parceria público privada com o Consórcio Ceara Cidadão, composto pelas empresas Shopping do Cidadão e Marquise S/A. O contrato tem capital 100% privado e a concessão aos serviços é de quinze anos. O diferencial do programa está  na agilidade de prestação de serviço. Ela será avaliada por meio de uma auditoria externa que leva em conta tempo de espera, qualidade do atendimento, infraestrutura e qualificação do pessoal de atendimento.

 

15.05.2014

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com informações da Sejus
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898