Governador Cid Gomes se reúne com Fetraece

19 de maio de 2014 - 22:42

O Governador Cid Gomes recebeu na tarde desta segunda-feira (19), no Palácio da Abolição, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Ceará (Fetraece) para discutir a pauta de  reivindicações da entidade em virtude do Grito da Terra Brasil, que marca as mobilizações de trabalhadores rurais em todo o país. Na abertura da reunião, o Estado se comprometeu a repassar recursos para a entidade realizar a perfuração de poços nas áreas que já foram apresentadas à Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (Sohidra).

 

Ficou acertado ainda que a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Fetraece vão discutir a criação de uma legislação para estimular os municípios a implementarem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para que os agricultores familiares dos municípios possam ter a certificação para comercializar a produção. O governador Cid Gomes sugeriu que o tema fosse  aprofundado com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). “Tratem com a Aprece do assunto e o Estado vai oferecer as condições que forem necessárias para viabilizar esse projeto”, afirmou o Governador.

 

Regularização Fundiária

Nos próximos 20 dias, haverá novas entregas de títulos de Terra para as circunvizinhanças dos municípios de Sobral e Itapipoca. Segundo o Superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Ricardo Durval, os títulos que serão entregues nas duas regiões vão universalizar o acesso a terra nas localidades. Em 2014, mais de 30 mil títulos de propriedade rural já foram entregues no Ceará. Novo convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai garantir a  universalização da Regularização Fundiária até o final de 2014.

 

Projetos Produtivos

 

Durante a audiência, Cid Gomes liberou ainda R$ 5,3 milhões para o investimento em Projetos Produtivos. O secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, que representou o secretário Nelson Martins na reunião, destacou que os projetos beneficiados envolvem projeto de substituição de Copas, e assistência técnica para as comunidades rurais do interior do Estado. Além disso, o Estado vai apoiar a realização da VI Feira Cearense da Agricultura Familiar (VI Feceaf), que acontecerá entre os 23 e 27 de julho. O investimento do Estado será de R$ 500 mil.

 

Segurança Pública

O presidente da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro Lima, apresentou uma pauta de reivindicações para garantir segurança pública na zona rural. O Governador destacou que o Estado está o inaugurando novas delegacias no interior e que novos policiais civis e militares estão concluindo treinamento para assumirem as funções até o final de junho. “Quando este treinamento estiver concluído vamos convocar mais 800 policiais para assumirem suas funções”, afirmou o Governador.

Participaram da reunião, o vice governador Domingos Filho, o deputado federal José Guimarães, o deputado estadual Dedé Teixeira; os coordenadores da SDA, Márcio Peixoto, Itamar Lemos e Arimatéa Gonçalves; o secretário geral do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fedaf), Marco Aurélio Vasconcelos, representantes da Central Única dos Trabalhadores e dos movimentos sociais.?

 

19.05.2014
Assessoria de Imprensa da SDA
Lúcio Filho