Ondas de Leste já provocam chuvas no Ceará

21 de maio de 2014 - 19:36

Fenômeno típico dos meses da pós-estação chuvosa (junho e julho), as Ondas de Leste chegaram de forma antecipada e já provocam precipitações no Ceará. Segundo especialistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esse é o sistema que caracteriza o período chuvoso em estados vizinhos como Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. “Quando a atuação das Ondas de Leste é mais intensa, as chuvas podem chegar ao Ceará, e é isso que percebemos desde ontem”, afirma o meteorologista Leandro Valente.

 
Também conhecido como Distúrbios Ondulatórios de Leste, a atuação desse sistema no Ceará provoca chuvas em algumas regiões cearenses nesta quarta-feira, 21 de maio de 2014, principalmente na parte Centro-Norte e Faixa Litorânea. Foram registradas precipitações em 12 municípios, sendo os maiores índices em Pentecoste (32mm), Eusébio (14mm) e Umirim (12mm). Na Capital choveu 11mm até as 7h da manhã, mas registros parciais da Funceme já mostram precipitações superiores a 40mm na Região Metropolitana entre 7h e 14h.

 

A previsão para o fim da tarde e noite é de céu nublado e chuvas ocasionais em todas as regiões do Estado. Para esta quinta-feira (22), a Funceme prevê nebulosidade variável com possibilidade de chuva, principalmente nas regiões Jaguaribana, Sertão Central e Faixa Litorânea.

 

21.05.2014

 

Assessoria de Imprensa da Funceme
Guto Castro