Palco de tantas histórias, Arena Castelão ganha livro

21 de maio de 2014 - 19:09

De palco a protagonista! Com a chegada da Copa do Mundo, o principal estádio do Norte e Nordeste brasileiro para a competição, a Arena Castelão, ganha o centro dos holofotes de todo o planeta. E recebe também uma completa radiografia em forma de livro. “Arena Castelão – Governador Plácido Castelo” será lançado nesta quinta-feira (22), às 9 horas, no Auditório Blanchard Girão, da Arena Castelão.
 

A publicação é uma iniciativa do escritório de arquitetura Vigliecca & Associados, responsável pelo projeto que renovou o Castelão, e conta com apoio do Governo do Estado do Ceará. Além de aspectos históricos indispensáveis a um estádio de 40 anos, o livro se difere dos demais na literatura esportiva porque traz ainda detalhes dos projetos de arquitetura e engenharia da maior praça esportiva dos cearenses. Tudo recheado com imagens marcantes, maquetes, croquis, plantas, projetos inéditos, e revelações do processo de candidatura de Fortaleza e do Estado do Ceará a sediar a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
 

A obra foi construída a oito mãos, com textos de quatro profissionais – o arquiteto Héctor Vigliecca, os engenheiros Sérgio Stolovas e Flávio D´Alambert e o jornalista Ciro Câmara –, abordando diferentes aspectos da transformação do estádio em moderna arena multiuso. Em resumo, um documento histórico que mescla conhecimento técnico, grande parte aplicado de maneira inédita e inovadora, com fatos, curiosidades e cultura do futebol relacionados a um dos principais palcos da bola do futebol mundial.
 

A cerimônia de lançamento vai contar com a presença do secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa, da secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macêdo e do arquiteto e urbanista Héctor Vigliecca, sócio-fundador do escritório Vigliecca & Associados, responsável pelo projeto de modernização do Castelão. Uruguaio radicado no Brasil há 40 anos, é um dos principais arquitetos do país. Durante a solenidade, serão feitas homenagens aos três principais clubes do futebol cearense, Ceará, Fortaleza e Ferroviário; à família de Plácido Aderaldo Castelo, através do seu filho Pedro Castelo; ao radialista Gomes Farias, um dos principais incentivadores para a construção do Castelão e ao pesquisador e escritor, Airton Fontenele, um dos grandes nomes dedicados à história do Futebol Cearense.
 

“Uma Arena tão importante e que dá tanto orgulho aos cearenses merecia uma publicação à altura. O relevante deste livro é sua abrangência, já que ele não fala apenas do passado do estádio ou da obra de modernização. Ele servirá também como fonte de pesquisa para os cearenses, inclusive para historiadores e arquitetos”, destaca o secretário Especial a Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa, que assina um dos artigos do livro, ao lado do governador Cid Gomes e do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin.
 

Os autores
 

Héctor Vigliecca é arquiteto e urbanista, sócio-fundador do escritório Vigliecca & Associados, responsável pelo projeto de modernização do Castelão. Uruguaio radicado no Brasil há 40 anos, é um dos principais arquitetos do país.
 

Sérgio Stolovas é engenheiro civil, desenvolve atividades nas áreas de estrutura e dinâmica estrutural através da STO Análise e Soluções Estruturais. Atuou como assessor nos projetos de avaliação de desempenho dinâmico do Castelão, entre outros estádios da Copa do Mundo.
 

Flávio D’Alambert é engenheiro civil, diretor técnico da empresa Projeto Alpha Engenharia e diretor-adjunto para a especialidade de Estruturas Metálicas da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural). Responsável pela cobertura do Castelão.
 

Ciro Câmara é jornalista, coordenador de Comunicação da Secretaria Especial da Copa (Secopa-CE). Um dos escritores e editor do livro “PV: Biografia de Uma Paixão – Corpo, Alma e Coração do Estádio Presidente Vargas” (2011), publicado pela Fundação Demócrito Rocha.
 

Ficha técnica
“Arena Castelão – Governador Plácido Aderaldo Castelo”
Autores: Héctor Vgliecca, Sérgio Stolovas, Flávio D’Alambert e Ciro Câmara
Realização: Vigliecca & Associados
Edição bilíngue: português/inglês (nas livrarias a partir de junho)
Número de páginas: 156
Formato: 26 x 29 cm
 

Serviço
Lançamento “Arena Castelão – Governador Plácido Aderaldo Castelo”
Local: Auditório Blanchard Girão, na Arena Castelão (Av. Alberto Craveiro, 2901)
Data: 22/5/2014
Horário: 9 horas

 

21.05.2014

 

Coordenadoria de Comunicação
Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará
imprensa@secopa.ce.gov.br
+ 55 85 3264.5359