Aplicativos facilitam a estada do turista na Copa

22 de maio de 2014

Quem nunca chegou em uma cidade sem saber direito como se localizar, a melhor forma de se locomover ou como buscar informações confiáveis sobre hospedagens que caibam no bolso? Na tentativa de oferecer facilidades aos turistas, muitas prestadoras de serviços turísticos, secretarias estaduais e municipais de turismo estão disponibilizando aplicativos e sites de serviço que podem ser acessados a qualquer momento. A iniciativa pode ser uma grande ajuda para os mais de 600 mil turistas estrangeiros que estarão no Brasil e outros três milhões de brasileiros que circularam pelas cidades brasileiras durante a Copa do Mundo.

 

Uma pesquisa da Embratur, órgão ligado ao Ministério do Turismo, mostra que 17% dos estrangeiros admitiram sentir dificuldade com a língua portuguesa, especialmente quando o assunto é alimentação. Segundo eles, os cardápios raramente têm tradução, o que confunde os turistas. Por outro lado, um dos serviços mais bem avaliados pelos estrangeiros no Brasil é a gastronomia e os restaurantes, com 95,5% e 94,5% de avaliações positivas respectivamente, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo.

 

Uma forma de minimizar esta dificuldade é traduzir os cardápios com a ajuda da tecnologia, ação que já vem sendo realizada em inúmeros estabelecimentos pelo país. Basta que o restaurante faça a adesão ao serviço QR Code e cadastre seu cardápio. O usuário, por sua vez, aproxima a câmera do celular do código e recebe a tradução.

 

Outra ferramenta bastante útil para ajudar os estrangeiros é o aplicativo de taxi que simula o gasto com a corrida. A plataforma pode ajudar turistas a não caírem em golpes e pagarem tarifas acima do valor do taxímetro, uma prática ilegal. Entre os aplicativos mais usados estão o Easy Taxi, 99Taxis e Way Taxi, onde o usuário pode fazer pedidos de taxi, e ainda o Taxímetro online, que apenas calcula o valor médio da corrida entre dois pontos. Os citados atendem 20 a 30 cidade por todo o país, principalmente nas cidades-sedes da Copa.

 

Para auxiliar na reserva de passagens aéreas e hospedagem, o turista pode recorrer a opções como Skyscanner, Decolar e Hoteis.com. Os aplicativos disponíveis têm versão em português e alguns em português/inglês compatíveis com Android, IOS e Windows 8.

 

Já quando o assunto são os passeios, pontos turísticos e opções de lazer, o aplicativo GuiaMais Turismo, e muitos outros lançados pelas secretarias de turismo das cidades-sedes dos jogos, podem ajudar os turistas na hora de fazer seus roteiros. O GuiaMais traz informações sobre os municípios, serviços, mapa e roteiros de viagem com os principais atrativos de cada local. Ele também tem uma seção com sugestões de praias, alimentação e lojas. O usuário pode comentar e visualizar as avaliações de outras pessoas que visitaram a cidade, a previsão do tempo via ClimaTempo e interação com as redes sociais. O GuiaMais Turismo está disponível gratuitamente para celulares Android e iPhone.

 

22.05.2014

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com informações do Ministério do Turismo

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / 85 3466.4898)