Projeto Educação em Direitos Humanos chega a Fortaleza

22 de maio de 2014 - 17:35

O Projeto Educação em Direitos Humanos, realizado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Gabinete do Governador do Estado do Ceará, já passou por Sobral, Crateús, Baturité, Quixeramobim, Aracati e nesta sexta-feira (23) estará em Fortaleza, dando continuidade à formação de sujeitos de direitos seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH3 e desenvolvendo as ações previstas no Plano Nacional de Educação  em Direitos Humanos  (PNEDH). O Projeto está na 2ª etapa realizando seminários regionais de direitos humanos. O recorde de público aconteceu na cidade de Quixeramobim com 135 pessoas presentes. Depois de Fortaleza o Projeto segue para Itapipoca (28) e para o Crato (30).

 

Para Marlea Nobre, orientadora de célula de programas e ações afirmativas de políticas dos direitos humanos da coordenadoria especial de políticas públicas dos direitos humanos do estado do ceará a experiência é muito rica e sempre diferente a cada cidade. “É uma experiência norteada pela certeza do empoderamento acerca da temática, bem como da concretização de multiplicadores, principalmente quanto ao protagonismo juvenil”, conclui.

 

Um dos assuntos de destaque no debate entre palestrantes e público foi a mediação de conflitos no que diz respeito a alunos homossexuais, ocorrido em Baturité. “Existe a necessidade de mediação e resolução de conflitos no tocante a alunos homossexuais e a necessária adequação da escola a essa nova demanda, tendo em vista disseminar práticas e saberes que promovam o respeito e a  efetividade dos direitos humanos, além de instrumentalizar e sensibilizar gestores e atores da sociedade civil em torno da criação de conselhos municipais de direitos humanos por todo o interior do estado”,  afirma Marlea Nobre.

 

A 3ª etapa do Projeto consiste na realização de um Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos com objetivo de aprofundar os temas debatidos nos oito seminários regionais anteriores, garantindo a troca de experiências e dos produtos de cada seminário regional, além de articular a criação dos conselhos municipais de direitos humanos nos municípios participantes.

 

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.amrservicos.com/

 

 

Serviço:
Projeto Educação em Direitos Humanos
Data: 23/05 – Sexta-Feira
Local: Universidade Federal do Ceará – Centro de Humaninades II – Auditório da Pró-Reitoria de Extensão
Rua: Paulino Nogueira, 315 – Benfica

 

22.05.2014

 

Assessoria de Imprensa da COPDH

Carolina Carvalho (85 3133.3717)