Governo disponibiliza 280 vagas em cursos aos internos do sistema penitenciário

26 de maio de 2014 - 16:21

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), inicia nesta segunda-feira (26) mais cursos profissionalizantes para os internos de seis grandes unidades do sistema penitenciário cearense. Os cursos são resultado de uma parceria da Sejus com o Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (Centec) e pretende capacitar profissionalmente 280 internos até dezembro deste ano.

 

Os cursos ofertados serão de bombeiro hidráulico, eletricista predial, instalação e manutenção de ar condicionado e manutenção de eletrodomésticos, cada um com uma carga horária total de 80 horas/aula. Serão ministrados nas Casas de Privação Provisória de Liberdade II, III e IV e nas Penitenciárias Regionais do Cariri e de Sobral.

 

Os internos são selecionados pelo serviço social de cada unidade, que levam em conta o comportamento do preso, o lapso temporal da prisão (progressão de regime ou benefícios), possibilidade de ressocialização e o interesse do interno em obter uma nova profissão e, consequentemente, mudar de vida.

 

Capacitados

 

Em 2013, a Sejus capacitou e certificou 848 pessoas privadas de liberdade. Foram parcerias com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Tintas Hidracor, projeto Maria Marias junto ao Depen, Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), além de cursos de artes, artesanato e cultura que são ofertados, buscando a inclusão dos apenados com cursos e vagas de trabalho.

 

“O quantitativo de pessoas capacitadas e certificadas em 2013 é bastante significativo para nós, pois aponta para a preocupação constante do Estado em inserir os apenados novamente na sociedade. Nosso desafio é mudar o estigma de que as pessoas que cometeram delitos não podem ter uma nova oportunidade. Precisamos garantir espaço para elas, ofertas de capacitações em diversas áreas para dar alternativas e chance real de ocupação em postos de trabalho”, afirma a secretária da Justiça e Cidadania do Estado, Mariana Lobo.

 

26.05.2014

Assessoria de Comunicação da Sejus

Bianca Felippsen (ascom.sejus@gmail.com / 85 3101.2862)

twitter:@sejus_ce

facebook: sejusceara