Dia D para contratação de pessoas com deficiência acontece nesta quinta-feira (29)

28 de maio de 2014 - 14:01

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realiza nesta quinta-feira (29), das 8 horas às 17 horas, o Dia Nacional da Contratação das Pessoas com Deficiência. O objetivo é reunir empresas e pessoas com deficiências, interessadas em ingressar no mercado de trabalho. Participam do Dia D, 32 empresas com 841 vagas disponíveis para contratação. A solenidade contará com as presenças do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e do titular da STDS, Josbertini Clementino, que estarão no evento às 10 horas.

 

Os interessados devem ir ao Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), para onde a STDS oferecerá transporte gratuito, durante todo o dia, nos terminais do Papicu, da Parangaba e do Antônio Bezerra, munidos de Carteira de Trabalho, RG, CPF, currículo e laudo de homologação de deficiência. Serão disponibilizadas vagas de operador de caixa, recepcionista, técnico de enfermagem, promotor de vendas, operador de telemarketing, auxiliar de manutenção, repositor de mercadorias, eletricista, auxiliar de bombeiro hidráulico, motorista, cobrador, analista financeiro, atendimento ao cliente, entre outras.

 

A ação é fruto de parceria entre Governo do Estado, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Sine/IDT e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O Cepid é o maior centro de capacitação para pessoas com deficiência do Norte e Nordeste e tem capacidade para atender 1.200 jovens e adultos. O equipamento dispõe de três salas de aulas, dois laboratórios adaptados para capacitação nas áreas de informática, um na área de hotelaria, além de capacitação nas áreas de comércio e serviços administrativos, confecção e moda inclusiva, bem como cursos de Libras, formação de Audiodescritores e Braille e dispõe também de unidade de atendimento do Sine/CE.

 

Além de completa infraestrutura para atendimento das pessoas com deficiência, como academia de baixo impacto, auditório, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para paraesportistas de diversas modalidades: natação, basquete, futsal e tênis de mesa; e salas de convivência com cafeteria. Além do atendimento às pessoas com deficiência, o Cepid oferece à comunidade ações para a pessoa idosa.

 

Censo demográfico

 

Dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 2,3 milhões de cearenses apresentam alguma deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla. Um contingente de pessoas com direitos de inserção no cotidiano, no dia a dia das cidades, na vida, mas ainda privados de participar mais intensamente do mundo que nos cerca, um mundo cada vez mais dinâmico e cheio de atividades, oportunidades e desafios.

 

Desse total, 963,4 mil ocupam algum posto de trabalho, formalizado ou não. Entre as ocupações com maior presença dessa população estão àquelas ligadas principalmente ao setor industrial e de serviços, entre elas: o trabalhador polivalente de calçados e alimentador de linha de produção, bem como o auxiliar de escritório e assistente administrativos. Atualmente, o Ceará conta com 931.584 pessoas com deficiência visual; 307.593, auditiva; 132.527, Cognitiva e 462.316, com alguma deficiência física.

 

Significado de Deficiência

 

Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.

 

A Lei de Cotas

 

A reserva legal de cargos, também conhecida como Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91) estabeleceu a obrigatoriedade de as empresas com cem (100) ou mais empregados preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência, em proporções que variam de acordo com o número de empregados: de 100 a 200, a reserva legal é de 2%; de 201 a 500, de 3%; de 501 a 1.000, de 4%; e acima de 1.001, de 5%.

 

Mais informações: 3101.2653 / 2792

 

Serviço:
Data: 29 de maio (quinta-feira)
Horário: 8h às 17h
Local: Cepid – Av. Senador Robert Kennedy, 128, Planalto das Goiabeiras – Barra do Ceará

 

28.05.2014

Assessoria de Comunicação Social da STDS

Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089 – 2099 / 8878.8510)

Twitter: www.twitter.com/stdsonline