Hemoce realiza coleta de sangue em shopping a partir desta terça-feira (1º)

1 de julho de 2014 - 16:23

A partir desta terça-feira (01), até o dia 31 de agosto, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria de Saúde do Estado, disponibiliza um posto de coleta no Shopping Via Sul. As doações voluntárias de sangue podem ser feitas diariamente, das 15h às 20h, no primeiro piso, em frente à Loja Ibyte. Apenas nesta sexta-feira (4), por causa do jogo do Brasil, o posto estará fechado.

 

O hemocentro e o shopping fortalecem, através dessa ação, a parceria que já dura há três anos. O Posto de Coleta no Via Sul, é mais uma estratégia do Hemoce buscando uma maior proximidade com o cidadão, sendo uma alternativa para as pessoas que por causa da falta de tempo e da distância do hemocentro coordenador, acabam deixando um pouco de lado a doação de sangue.

 

Além de doar sangue, também é possível no posto de coleta, realizar o cadastro como possível doador de medula óssea. Os pré-requisitos são: ter entre 18 e 55 anos; estar bem de saúde; não ter tido câncer; apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. O cadastro será concluído com a assinatura de um Termo de Consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (10ml).

 

IMPORTANTE: Durante o cadastro deverão ser fornecidos dois nomes e telefones de contatos, para que seja possível localizá-lo, caso haja compatibilidade com algum paciente.

 

O Hemoce, através de campanhas e constantes ações, tem como principal objetivo a conscientização da população cearense em relação a doação voluntária de sangue. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), nos últimos 10 anos, o transplante de órgão cresceu 84%, as cirurgias 619% e os atendimentos de urgência 627% em todo país. Em todos os casos a doação de sangue é essencial para possibilitar a realização dos procedimentos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 1,9% da população brasileira doa sangue quando o ideal seria de 3% a 5%, no Ceará a média gira em torno de 1,2%. Por isso, é necessário que todos colaborem de forma a  garantir o atendimento nos hospitais públicos do estado, além de fortalecer a Rede SUS e potencializar a assistência da saúde pública com a implementação de novos procedimentos.

 

Para ser um doador de sangue é preciso: ter entre 16 e 69 anos; estar saudável; bem alimentado; ter mais de 50 kg; apresentar um documento oficial e original COM FOTO.

 

ATENÇÃO: Os menores de 18 anos devem apresentar o TERMO DE CONSENTIMENTO PARA MENORES DE 18 ANOS, disponível para download no site oficial do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

 

Serviço:

O QUE: Posto de Coleta de sangue no Shopping Via Sul (Av. Washington Soares, 4335)
QUANDO: 1º de julho a 31 de agosto
HORÁRIO: 15h às 20h (O posto estará fechado apenas no dia 4 de julho, por causa do jogo do Brasil)
LOCAL: Primeiro piso (perto da loja Ibyte)

 

01.07.2014

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Luiza Dantas (imprensahemoce@gmail.com / 85 3101.2308)