Livro do IPECE analisa desenvolvimento econômico do Ceará

1 de julho de 2014 - 19:54

      Desempenho da economia; indicadores sociais; ações governamentais em áreas estratégicas e demografia são os temas centrais do livro “Desenvolvimento Econômico do Ceará: Evidências Recentes e Reflexões que o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, lança amanhã (02), às 15 horas, em entrevista coletiva aos meios de comunicação que vai ser realizada no Instituto (2º andar, edifício Seplag, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba). Composta por 400 páginas, a obra, organizada pelo professor Flávio Ataliba e Adriano Sarquis, respectivamente diretor Geral e diretor de Estudos econômicos do Instituto, poderá ser acessada no WWW.ipece.ce.gov.br.

 

      Prefaciado pelo Governador do Estado, Cid Gomes, o livro, de acordo com o Flávio Ataliba,  reúne “um conjunto de reflexões sobre temas fundamentais para a sociedade”, tais como crescimento da riqueza, redução da pobreza, investimentos realizados em infraestrutura e, avanços nas áreas de educação e saúde. Apresenta, também, “um conjunto de idéias capazes de fundamentar ações futuras necessárias para superar os obstáculos existentes e fazer avançar ainda mais “em temas que tivemos relativo sucesso nos últimos anos, constituindo-se num registro histórico para as próximas gerações”.

 

      A intenção da obra – observa o Diretor Geral do IPECE – foi fazer uma radiografia geral do Estado, examinando as áreas consideradas mais estratégicas para os formuladores de políticas públicas e que tenham impacto direto no bem-estar da população cearense”. O diretor de Estudos Econômicos, Adriano Sarquis, frisou que, apesar do Instituto ser um órgão do governo estadual e, portanto, sujeito potencialmente a interferências políticas, o compromisso de todo o corpo técnico foi com a verdade dos números e com a solidez dos princípios econômicos.

 

     O professor Flávio Ataliba e o também economista Adriano Sarquis fizeram questão de agradecer ao governador Cid Gomes que, durante todos os anos que estiveram à frente do IPECE, garantiu “total independência, apoio e confiança na condução do Instituto, o que facilitou todo o esforço de torná-lo centro de excelência, com reconhecida credibilidade local e nacional”. No prefácio, o governador Cid Gomes afirma que a obra apresenta “um rico manancial de informações técnicas, que fluem com sobriedade e que se complementam com a exposição de ideias bem fundamentadas, sempre emolduradas pela isenção”.

 

01.07.2014

Assessoria de Imprensa do Ipece

Pádua Martins (paduaqmartins@gmail.com)