Consulta Pública apresenta Prognóstico de Água e Esgoto de Fortaleza

17 de julho de 2014 - 12:20

Representantes da Cagece participam, durante estes dias 17 e 18 de julho, do Prognóstico do PMSB de Água e Esgoto de Fortaleza que está sendo apresentado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.  A consulta é aberta à população, como forma de participação e controle social. Trata-se de um conjunto de programas, ações e projetos que, quando executadas, garantirão a universalização dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário na Capital cearense, em um prazo de até 20 anos.

 

O prognóstico faz parte das etapas do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) em elaboração pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), em parceria com a Acfor  e Cagece.

 

Como a elaboração do PMSB é de responsabilidade da municipalidade, a Cagece participa do processo oferecendo apoio técnico, no caso de Fortaleza, por meio de convênio de cooperação técnica.

 

Dentre os objetivos e metas estabelecidos pelo prognóstico do esgotamento sanitário, estão: a universalização do serviço de coleta, transporte e tratamento de esgoto doméstico, sensibilização da população quanto à necessidade da interligação ao sistema de esgoto e proteção dos recursos hídricos.

 

Já no prognóstico da Água, serão apresentadas as ações para que o abastecimento seja garantido para toda a população de Fortaleza, e ainda ações que contemplam educação para redução das perdas e obras técnicas para garantir a chegada da água aos usuários.

 

O Marco Regulatório do Saneamento (lei 11.445/2007), promulgado em 2007, estabelece como responsabilidade do poder municipal elaborar o PMSB, sob pena de não estar mais apto a receber financiamento, por parte do Governo Federal, na área de saneamento.

 

COLETIVA:

 

A Cagece participa, nesta sexta-feira (18/07), às 14h30, da Coletiva de Imprensa convocada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, no auditório da Secretaria Regional III. Na ocasião, a Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, e representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) apresentarão o  Prognóstico do PMSB de Água e Esgoto.

 
Serviço:
Apresentação do Prognóstico da Água
Dia: 17.07.2014 (quinta-feira)
Horário: 9 horas
Local: auditório da Secretaria Regional III (Av. Jovita Feitosa, 1264 – Parquelândia)
 
 Apresentação do Prognóstico do Esgoto
Dia: 18.07.14 (sexta-feira)
Horário: 9 horas
Local: auditório da Secretaria Regional III (Av. Jovita Feitosa, 1264 – Parquelândia)
 

17.07.14

Assessoria de Comunicação e Relacionamentos da Cagece
Sabrina Lemos (sabrina.lemos@cage.com.br / 3101 1826 /  3101 1828/ 8878 8932)