Faculdade Veterinária da UECE promove Dia do Não à Leishmaniose

8 de agosto de 2014 - 14:24

Os alunos da disciplina de Doenças Parasitárias do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) promove nesta sexta-feira, dia 08 de agosto, das 08h às 11h30, o evento educativo informativo “O Dia do Não Leishmaniose”,  um grupo de alunos e voluntários para explicar com folder, banners o que é essa doença e as repercussões dela para a sociedade, em virtude de sua incidência estar crescendo no país nos últimos anos e que afeta tanto animais quanto pessoas.

 

O evento acontece na entrada do Campus do Itaperi, onde será realizado o teste rápido de leishmaniose gratuito para todos os que desejarem levar seu cão para fazê-lo. O teste é simples, segundo a coordenadora do curso de Veterinária, professora Verônica Campelo.

 

Utiliza-se uma gota de sangue, que é coletado da orelha com uma lanceta e o resultado sai em aproximadamente 15 minutos. Ele é feito somente em cães. “Lembramos aos proprietários de cães que este teste não dá resultado falso positivo nem tem reações cruzadas com as doenças que são mais comuns nos cães, como é o caso da erlichiose, conhecida como a Doença do Carrapato, de origem bacteriana e muito difundida em nosso meio”, explicou a professora.

 

Outra vantagem do teste que será realizado amanhã gratuitamente pelos alunos da FAVET é que nos animais vacinados contra a leishmaniose visceral, popularmente conhecido como Calazar, este teste não produz resultado falso positivo.

 

O Dia do Não à Leishmoniose é uma iniciativa da FAVET, através da disciplina Doenças Parasitárias e os alunos assumirão o papel de difundir informações sobre a doença.

 

08.08.2014

 

Assessoria de Comunicação da UECE
Fátima Serpa – 85 3101.9605
fatima.serpa@uece.br