Universidade do Trabalho Digital certifica 386 pessoas

30 de outubro de 2014 - 19:49

Entre os concludentes, estão alunos que finalizaram o curso de Iniciação Digital para Pessoas com Deficiência Visual – o primeiro nesse formato oferecido pelo Governo do Estado

 

Nesta sexta-feira (31), às 9 horas, será realizada a solenidade de entrega dos certificados aos 386 alunos que concluíram os cursos de Iniciação Digital e Qualificação Especializada em TI realizados pela Universidade do Trabalho Digital (UTD). O evento será no auditório da Secult (Rua Major Facundo, 500 – prédio do Cine São Luiz – 6º andar – Centro).

 

Os estudantes finalizaram os cursos de Iniciação Digital, Suporte e Manutenção de Computadores, Web Design, Aperfeiçoamento Digital, Formação Empreendedora, Conectividade e Segurança da Informação, Iniciação à Programação, Design Grafico e Administração de Sistema Linux.

 

Certificação para pessoas com deficiência visual

 

Na solenidade de entrega estarão alunos que finalizaram o curso de Iniciação Digital para Pessoas com Deficiência Visual – o primeiro neste formato oferecido pelo Governo do Estado e que é resultado de um termo de cooperação técnica assinado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência (Copid), Associação de Cegos do Estado do Ceará (Acec) e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), instituição responsável pelas ações da UTD.

 

As aulas são realizadas com o uso do leitor de telas NVDA – plataforma gratuita de código aberto que lê a tela, facilitando a inclusão digital de pessoas com deficiência. Dentro do conteúdo programático estão conhecimentos básicos de informática e do Windows 7. Os alunos aprendem a utilizar o editor de textos Word (leitura, produção e formatação) e ainda a usar os navegadores Web, explorando páginas e acessando sites de notícias e redes sociais.

 

“Tudo voltado para a pessoa cega é caro, mas aqui aprendemos a utilizar comandos, atalhos e diversas outras coisas gratuitamente”, comemora a aluna Ângela Lima. A localização e estrutura física da UTD também ajudam no acesso dos estudantes. “Além de funcionar no Centro da cidade, o que facilita nossa locomoção, o elevador possui sistema de voz e toda a estrutura conta com piso tátil”, comenta o aluno Ariosvaldo Barreto.

 

A solenidade de entrega de certificados contará com a presença do secretário René Barreira e do presidente da Associação dos Cegos do Estado do Ceará, Francisco Ferreira da Silva. A Universidade do Trabalho Digital é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secitece, que está ampliando a qualificação profissional e a empregabilidade dos cearenses, através de cursos gratuitos voltados ao mercado.

 

Serviço:
Solenidade de entrega de certificados aos 386 alunos da Universidade do Trabalho Digital
Data: 31/10/2014 (sexta-feira)
Hora: 9 horas
Local: Auditório da Secult (Rua Major Facundo, 500 – prédio do Cine São Luiz – 6º andar – Centro)
Mais informações: 85 3454-1257 | 1987

 

30.10.2014
Assessoria de Comunicação da Secitece
Cynthia Cardoso – (85) 3101.6466