Porto do Pecém: autorizados estudos para uma nova expansão

31 de outubro de 2014

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), autorizou o início dos estudos para uma nova ampliação do Terminal Portuário do Pecém. O trabalho será realizado pelo consórcio formado pelas empresas Ram Engenharia e Planave Estudos e Projetos. Os serviços estão relacionados às obras de adequação à nova expansão das infraestruturas aquaviária e portuárias do Terminal, de forma a prepará-lo para a implantação da superestrutura que viabilizará as operações com petróleo e derivados líquidos e outras cargas do gênero advindos com a implantação da refinaria da Petrobras, em fase de planejamento. Os estudos receberão investimentos de R$ 4,8 milhões e devem estar prontos dentro de seis meses a partir da assinatura do contrato, firmado dia 15 de outubro.

 

Serão desenvolvidas inicialmente alternativas de arranjos geométricos, métodos construtivos e tecnologias, entre outros, em nível conceitual para apreciação dos técnicos da Secretaria. Se os estudos forem aprovados serão desenvolvidos os projetos. Entre os estudos a serem realizados estão os de sondagens geotécnicas e de propagação das ondas, arranjos geral das instalações portuárias e das estruturas, as plantas de situação, elaboração de todos os documentos necessários a projetos como, Desenhos, Fluxogramas, Listas de Materiais, Planilha de Orçamento Básico e preparação de documentação para licenciamento junto a Capitania dos Portos e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

 

Deverão ser realizados os projetos relativos ao levantamento batimétrico – estudo do relevo submarino, modelação hidráulica, modelos de simulação de manobras, arranjo geral de instalações, definição do canal de acesso e da bacia de manobras e atracação, arranjo geral das estruturas, projeto das obras civis das pontes de acesso, dos píeres e das plataformas de operação, projeto de fornecimento de água tratada, combate a incêndios, Circuito Fechado de TV, sonorização, sistema auxiliar de atracação, de telefonia, automação, instalações elétricas e controle de acesso.

 

Segunda expansão

 

O Porto do Pecém está recebendo a sua segunda expansão com obras que incluem uma nova ponte de acesso ao quebra-mar existente com 1.520 metros de extensão, a pavimentação de 1.065 metros sobre o quebra-mar; a ampliação do quebra-mar em cerca de 90 metros; o alargamento de aproximadamente 33 metros da ponte; e a construção de 600 metros de cais com dois berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres. O investimento é de R$ 568,7 milhões. Atualmente os serviços são executados no alargamento do quebra-mar e da ponte de acesso. A obra já possui avanço de 45% e a entrega dos serviços está prevista para o final de 2016. No período de janeiro a setembro de 2014 foram movimentadas através do porto do Pecém 6,4 milhões de toneladas de mercadorias, com operação de 365 navios no período. O acréscimo foi de 61% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram movimentadas 3,9 milhões.

 

31.10.2014

 

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marco da Escóssia
Tel.: (85) 8898-4318 ou (85) 3216-3764
Twitter: @seinfrace
Facebook: www.facebook.com/SeinfraCE