Conpam recebe selo de Sustentabilidade do MMA

3 de novembro de 2014 - 18:01

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), está entre os 129 órgãos nacionais que foram reconhecidos por boas práticas de gestão, pelo Ministério do Meio Ambiente(MMA), através do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Do Ceará também foram agraciados com o selo na categoria Verde a Cagece, a Assembleia Legislativa, o Banco do Nordeste e as prefeituras de Caucaia, Acopiara e Piquet Carneiro. A iniciativa reconhece práticas de gestão sustentáveis. A certificação institucional foi lançada este ano em comemoração aos 15 anos do programa.

 

CATEGORIAS

 

Na categoria Verde, foram enviados os selos a 111 instituições que possuem adesão formal ao programa A3P. Essa adesão é feita por meio da assinatura de um termo que representa o compromisso firmando entre o MMA e órgão público que queira adotar o modelo de gestão do programa. Ao assinar o termo de adesão, a instituição apresenta um plano de trabalho que contém as especificações das ações propostas, os prazos de cumprimento das metas e a forma de avaliação. A adesão tem duração de cinco anos.

 

As oito instituições que receberam o selo Prata foram certificadas por entregarem o relatório anual de monitoramento das ações previstas no plano de trabalho, demonstrando, assim, o empenho em cumprir as metas. Já os dez órgãos que receberam o selo Laranja tiveram suas ações destacadas pelo 5º Prêmio A3P, cuja finalidade é reconhecer o mérito das iniciativas dos órgãos e instituições do setor público na promoção e na prática da A3P, premiando os que mais se destacaram.

 

*Com informações do MMA

 

03.11.2014

 

Assessoria de Comunicação do Conpam
Elizabeth Rebouças – 85 3101.1235