Audiência pública discute EIA/Rima de obras de infraestrutura do Polo Farmoquímico

4 de novembro de 2014 - 16:28

A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) promove nesta quarta-feira (05) audiência pública para a apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para a implantação do Polo Tecnológico Farmoquímico da Saúde, em instalação no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O evento, que reunirá representantes da comunidade e sociedade civil organizada, será realizado às 09 horas, na Escola Estadual de Educação Profissional Eusébio de Queiroz (Rua Maria Teixeira Jota, s/n.º, bairro Centro, Eusébio). Localizado no bairro da Precabura, Eusébio.

 

O Polo ocupa uma área de aproximadamente 50 hectares, já desapropriada pelo Estado e tem como objetivo desenvolver o segmento farmoquímico do Estado, bem como a inovação e a integração entre a academia e o setor privado fomentando a integração entre a cadeia produtiva desse segmento. O equipamento terá três empresas âncoras: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia) e Isofarma Industrial Farmacêutica Ltda bem como outras diversas indústrias do setor. O orçamento autorizado pelo Ministério da Saúde para a Fiocruz no Polo Industrial da Saúde é de R$ 170 milhões.

 

A Fiocruz, ligada ao Ministério da Saúde, desenvolverá um centro de formação, pesquisa e desenvolvimento, constituído por um prédio de gestão e ensino com 13 mil metros quadrados (m²) de área e 23 salas de aula com capacidade para 560 alunos, um prédio de pesquisa, de 15 mil m² de área, com 15 laboratórios (dois deles de nível de biossegurança 3), um prédio de infraestrutura, auditório para 300 lugares, anfiteatro e praça. As construções ocuparão 30 mil m² de uma área total urbanizada de 40 mil m².

 

A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) integra o comitê gestor do empreendimento junto com as secretarias estaduais da Saúde, Ciência e tecnologia, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura do Eusébio, Câmara Setorial da cadeia produtiva da Saúde, sindicato das indúsrias químicas e farmacêuticas do Ceará e Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece). A Seinfra realiza os projetos referentes à infraestrutura no local, como vias de acesso e instalações dos sistemas de água e energia elétrica, que antecedem as obras civis do empreendimento.

 

04.11.2014

Assessoria de Comunicação da Seinfra 

Marco da Escóssia (85 8898.4318 – 3216.3764)

Twitter: @seinfrace

Facebook: www.facebook.com/SeinfraCE