Linha Leste: tuneladoras devem entrar em operação em março de 2015

5 de novembro de 2014

As obras de abertura do emboque (entrada do túnel, também chamado de shaft) nas proximidades da Estação Chico da Silva, por onde entrarão as tuneladoras 1 e 2 para a implantação dos túneis de pré-fabricados de concreto da Linha Leste do metrô, deverão permitir a operação dos equipamentos em março do próximo ano. Outro shaft, na estação Edson Queiroz, na avenida Washington Soares, por onde entrarão as outras duas máquinas restantes, também já iniciou as escavações. O edital para a aquisição de sistemas de controle e material rodante está em fase de licitação.

 

A construção da estação Nunes Valente, localizada na confluência da rua de mesmo nome com a avenida Santos Dumont, na Aldeota, já começou, tendo sido colocado muro de proteção na área para a realização dos trabalhos de demolição das edificações. A estação Colégio Militar, na avenida Santos Dumont também está em obras.

 

O projeto da Linha Leste prevê a construção de onze estações: Estação da Sé, Colégio Militar, Luiza Távora, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze estações. A previsão é de que a Linha Leste atenda 400 mil usuários por dia quando integrado com os demais modais de transporte, em viagens com percurso de 17 minutos.

 

O trajeto da Linha sairá do Centro, seguindo a calha da Avenida Santos Dumont, passando pelo terminal Papicu, onde ocorrerão as integrações com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e Terminal de ônibus do Papicu. O percurso continuará pela área do HGF e Cidade 2000, passando por baixo do Rio Cocó em direção a Estação Bárbara de Alencar, já no bairro Edson Queiroz, a partir daí sob a Avenida Washington Soares, atendendo ao Centro de Eventos do Ceará – CEC, Fórum e Universidades próximas, solucionando os problemas de mobilidade urbana da Região. Com todas as integrações, o projeto se torna um marco no desenvolvimento da Cidade de Fortaleza, atendendo com rapidez, segurança e conforto seus usuários, melhorando a qualidade de vida da população.

 

Maior contrato da história do Ceará

 

A Linha Leste do metrô terá 13 km de extensão, sendo 12 km subterrâneo e 1 km em superfície. A linha – a ser implantada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), será operada com trens elétricos. O Orçamento de R$ 3,25 bi – Recursos já garantidos pelo OGU, financiamento BNDES, PPP e Governo Estadual. Os trabalhos devem ficar prontos em cinco anos.

 

05.11.2014

 

Assessoria de Imprensa da Seinfra
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