Cid Gomes recebe embaixadores dos Países Árabes

10 de novembro de 2014 - 17:35

O governador Cid Gomes recebeu nesta segunda-feira (10), no Palácio da Abolição, delegação do Conselho dos Embaixadores dos Países Árabes no Brasil. Durante o encontro o chefe do executivo estadual reforçou a importância de se estreitar a relação entre o Ceará e os países a fim de prospectar investimentos no Estado. “O Ceará tem sempre muita atenção com investimentos externos e vemos nesse encontro perspectivas de negócios”, comentou Cid Gomes.

 

Na ocasião o Governador fez uma explanação sobre a instalação da Refinaria Premium II, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), e da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, setores que segundo o Governador podem ser uma porta para relações comerciais entre o Estado e Países Árabes. “A refinaria é um setor que temos muito interesse de investimentos estrangeiros e o outro setor que demanda esse tipo de relação é a área de transporte urbano, com destaque para a Linha Leste do Metrô, que já tem todo o investimento em infraestrutura equacionado, mas caberia bem uma possível parceria público privada em relação ao maquinário para a operação da linha, Essas são duas áreas com grande volume de investimentos”, relatou o Governador.

 

O embaixador do Estado da Palestina e decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben, ressaltou durante o encontro a vontade que os diplomatas tinham de ver in loco as oportunidades do Estado e importância do encontro com o Governador. “A presença da Câmara de Comércio Árabe Brasileira aqui no Ceará representa a importância desse estado. Depositamos também muita confiança que o nível político aqui possa favorecer essa relação. Vemos possibilidades de intercâmbio verdadeiras. A Câmara apresentou o Ceará aos embaixadores e viemos ver na prática as experiências de sucesso, sabemos também da vontade política em avançar nessa relação. Acreditamos que o Governo possa ser um bom parceiro para incentivar o crescimento. Vimos aqui experiências muito boas em áreas como indústria, energia e setor de serviços além da forte vocação turística do Estado”, destacou Ibrahim Alzeben.

 

Os embaixadores também ficaram conhecendo experiências voltadas para o setor energético, como os parques eólicos instalados no Estado e indústrias relacionados a esse setor e a Usina Solar de Tauá. O Centro de Eventos do Ceará (CEC) também foi apresentado ao grupo pelo Governador Cid Gomes, que deverá visitar o equipamento ainda nesta segunda-feira (10).

 

Os principais equipamentos culturais e de venda de artesanato típico da capital cearense, que são o Centro de Turismo, o Mercado Central, a Ceart, e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), também serão visitados pelos diplomatas na próxima quarta-feira (12). A agenda prevê ainda encontro com empresários locais, na Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), onde será apresentado o seminário “Turismo no Ceará: oportunidades de investimento”.

 

Cid Gomes finalizou o encontro destacando o seu empenho pessoal e institucional até o final da sua gestão para manter e estreitar as relações de intercâmbio, bem como entre o Ceará e os países árabes. “É muito importante a forma coletiva como esses países tratam suas questões e interesses. É algo que deve ser enaltecido e nós precisamos estreitar mais as relações com esses países”, parabenizou Cid Gomes.

 

O encontro no Gabinete do Governador também contou com a presença do senador Inácio Arruda, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e embaixadores oriundos do Sudão, Omã, Egito, Líbano, Marrocos, Tunísia, Kuwait, Bahrein e Liga Árabe; além do secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby.

 

10.11.2014

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)