CIDH realiza atividades para marcar Dia Mundial do Diabetes

10 de novembro de 2014 - 16:29

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro, mas as atividades no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, acontecerão nos dias 11 e de 12 de novembro. Para marcar a data, será realizado o “mutirão do olho” com aplicação de  laser nos pacientes que são portadores de retinopatia diabética (caracterizada pelo alto nível de açúcar no sangue, podendo provocar lesões definitivas nas paredes dos vasos que nutrem a retina). Se não acompanhada e tratada, a doença se agrava e os vasos podem se romper, caracterizando a hemorragia vítrea e pode levar ao descolamento da retina. O atendimento acontecerá na terça-feira, 11, das 8 às 16 horas.

 

Ainda como parte da programação, na quarta-feira, 12 de novembro, acontecerá a “Universidade do diabetes”, informações, orientações e atividades de educação para prevenção e controle da doença. As palestras abordarão diversos temas, entre eles os cuidados com o pé diabético, insulinização, saúde bucal, alimentação saudável e autocuidado.

 

No Ceará, cerca de 300 pacientes são atendidos diariamente no CIDH, referência na assistência de nível secundário a pacientes com diabetes. Os pacientes diabéticos com complicações crônicas, como pé diabético, hipertensão, doenças renais Acidentes Vascular Cerebral, entre outras, são encaminhados através da Central de Regulação pelos serviços de atenção básica. A estimativa é de que no Ceará existam 380 mil pessoas portadoras de diabetes. Cerca de 56% da população diabética não sabe que tem a doença e 40% dos diabéticos não conseguem realizar o controle adequado da enfermidade.

 

O diabetes é uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas. Estima-se que metade das pessoas com diabetes desconheça a própria condição. O diabetes tipo 1 ainda não pode ser prevenido. Acredita-se que sejam fatores ambientais os desencadeantes do processo que pode resultar na destruição das células produtoras de insulina. Isso ainda está sendo estudado cientificamente.

 

O diabetes tipo 2 pode ser prevenido em muitos casos, bastando manter um peso saudável e um corpo fisicamente ativo. Além de garantir o bem estar dos pacientes, a prevenção da patologia também evitará uma sobrecarga nos sistemas de saúde. Pessoas com diabetes tipo 2 têm o dobro de chances de sofrer um ataque cardíaco. Pacientes de alto risco podem ser facilmente identificados através de um simples questionário. Há evidências concretas que manter um peso saudável e praticar atividade física moderadamente pode ajudar a prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

 

10.11.2014

 

Assessoria de Imprensa do CIDH/IPC/Lacen
Suzana de Araújo Mont’Alverne (85 – 3101.1488 /9802.6980)