Microempresas incubadas no Instituto Centec receberão o Troféu Empreender

10 de novembro de 2014 - 18:09

As microempresas Ceará Design e Piscis, participantes da Incubadora Tecnológica do Instituto Centec (Intece), receberão o Troféu Empreender 2014. A premiação acontecerá dia 11 de novembro, às 19h, na sede da Câmera de Dirigentes Lojistas de Fortaleza.

 

Em meio aos 12 inscritos na categoria de microempreendimentos, Francisco Rabelo e André Siqueira, da Ceará Design e Piscis, respectivamente, comemoram a merecida vitória e se alegram ao falarem sobre o reconhecimento dado.

 

“Esse é o sinal de que tudo valeu a pena, é a confirmação do sucesso da empresa. A INTECE, como apoiadora, nos aproximou do mercado e nos ajudou a conseguir clientes, oferecendo divulgação fora do estado”, afirmou Rabelo.

 

A joalheria Ceará Design, de Quixeramobim, vende peças artesanais utilizando pedras semipreciosas exploradas na região interiorana do Ceará junto a materiais da cultura local, como couro, palha, coco, dentre outros.  A microempresa passou a ser fonte geradora de empregos na cidade, ajudando na movimentação da economia local. 

 

A PISCIS é uma empresa de base tecnológica e inovadora que tem como principal produto um óleo extraído das vísceras da tilápia que, costumeiramente era descartado pelos pescadores do entorno do açude Castanhão.

 

Este óleo oferece um diferencial nutricional quando comparado a outras fontes de energia (óleos de origem vegetal), devido ao alto teor de ômega 6 e por tratar-se de óleo insaturado. Atualmente, a empresa coleta cerca de 70 toneladas de vísceras por mês no entorno do Açude Castanhão, extraindo cerca de 1/3 desse volume de óleo destinado a ração animal.

 

A escolha e divulgação dos ganhadores aconteceu na última quarta-feira (29) e alguns dos critérios para a escolha dos vencedores foram: criatividade, sustentabilidade, reconhecimento, inovação, histórico e risco.  O prêmio cedido pelo jornal O POVO consiste em ampla divulgação dos projetos vencedores somado a um valor simbólico de R$ 2 mil reais dado a cada ganhador.

 

A PISCIS conquistou também o Prêmio Finep 2014, etapa regional. Dentre 561 em diversas categorias, ela obteve o primeiro lugar na categoria Inovação Sustentável e receberá o valor de 150 mil reais. A premiação da etapa regional aconteceu ontem (05/11) no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, às 19h.

 

O Troféu Empreender 2014 é uma ação do Grupo de Comunicação O POVO e Fundação Demócrito Rocha que tem o objetivo de reconhecer a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Confira abaixo todos os vencedores desta edição.

 

Empreendedores Individuais:
Arte Digital Fotografia, de Gisele Lima – de Jaguaruana
CR Surf, de Celso Ricardo Fuzaro, na Parquelândia

 

Pequenas Empresas:
Ewerton Car, na Parangaba
Benatêxtil, de Paulo Rabelo Pinheiro e José Hilcata Holanda Pinheiro. Fica do Passaré , em Fortaleza

 

Micro empresas:
Ceará Design, de Francisco Rabelo, de Quixeramobim
Piscis, de André de Freitas Siqueira, de Jaguaruana

 

Mérito Empreendedor:
Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio

 

Contatos:
André Siqueira – PISCIS: (85) 9992-1589
Francisco Rabelo – Ceará Designer: (85) 9968-7170

 

Serviço: Troféu Empreender 2014
Quando: 11 de novembro de 2014, às 19h
Onde: CDL Fortaleza (Rua Vinte Cinco de Março, 882, Centro, Fortaleza)

 

10.11.2014

 

Assessoria de Marketing e Comunicação do Instituto Centec
Caroline Avendaño 2970/CE
Tel: (85) 3066-7030 Cel: 8502-3007 Fax: 3066-7036
carol@centec.org.br / carolineavendano@gmail.com