Obras do Anel Viário chegam a 55% de execução

10 de novembro de 2014 - 14:51

Os usuários que trafegam pelas rodovias que ligam o Anel Viário percebem os avanços das obras de implantação e duplicação da malha viária. Atualmente elas encontram-se com aproximadamente 55% de execução. Segundo o engenheiro do Departamento Estadual de Rodovias – DER, Paulo Loiola, estão concluídos os trechos do entrocamento da BR-020/222 até Tabapuá. Desde a pavimentação da rodovia, os três viadutos e a sinalização horizontal, faltando somente as alças do Nova Metrópole.

 

Atualmente o trecho da BR-020/222 até a CE-040, já foram feitos 80% dos serviços de terraplenagem e 70% da implantação do pavimento rígido. Além do viaduto da CE-065 concluído, outros dois estão aguardando aprovação de uma nova concepção do projeto por parte do DNIT, CE-060/040. O viaduto do Alto Alegre será iniciado ainda no mês de novembro. Já as três pontes, localizadas no rio coaçu, rio gavião e rio siqueira, encontram-se concluídas.

 

A nova pista será de pavimento de concreto, mais resistente e com maior durabilidade. A existente possui 11 metros de largura. Ao fim das obras, sua medida horizontal será, na verdade, triplicada. Serão 16,5 metros de um lado e 16,5 metros do outro, totalizando 33 metros. A extensão inclui canteiro central, ciclovias laterais, retornos, acostamentos e nova sinalização.

 

Histórico da obra

 

O Anel viário compreende 32 km de extensão. Ele começa na CE-040 (Eusébio), cruza a BR-116 (Itaitinga), passando ainda pela CE-060 (Maracanaú), pela CE-065 (Maranguape) e pela BR-020 (Caucaia), indo até avenida Mister Hull (Tabapuá).

 

A duplicação faz parte do Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém. No dia 19 de dezembro de 2011 o governador Cid Gomes e o diretor geral do DNIT assinaram convênio para a conclusão dos trabalhos de duplicação e melhoramentos do Anel Viário. O Estado assumiu a execução das obras e receberá os recursos do DNIT. O convênio envolve recursos de cerca de R$ 208 milhões.

 

10.11.2014

 

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