Campanha sensibiliza para doação de leite e vidros

11 de novembro de 2014 - 13:41

O Banco de Leite Humano, do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), está precisando de doações de leite materno e vasilhas de vidro para o acondicionamento do leite doado. Ao todo, são 34 bebês internados na Unidade Neonatal (Bloco A) e no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) que dependem exclusivamente do Banco de Leite do Hias. Para manter o estoque razoável, é preciso que o BLH conte com pelo menos quatro litros por dia na geladeira e uma média de 50 mães doadoras frequentes. Atualmente, o estoque dá somente para 11 dias e existem apenas 30 mães doadoras fixas.

 

A campanha visa conscientizar e orientar sobre a importância do aleitamento materno e, especialmente, convidar a todas as mulheres que estejam amamentando para doar o leite delas.  Outras pessoas também podem participar doando vasilhas.  Quem tem vidros de maionese e/ou café solúvel com tampas de plástico sobrando em casa, pode ajudar. De acordo com a coordenadora do BLH/ Hias, a pediatra Erandy Freitas, o envolvimento da população, dos funcionários e usuários do Hospital é fundamental para colaborar com a saúde dos internos. “É uma forma importante de ajudar. Um simples ato de solidariedade que pode salvar vidas”, ressalta.

 

Para Ednara Loureiro de Oliveira, doar se torna algo ainda mais especial. Amamentado a filha Maria Luíza há sete meses, ela decidiu ajudar às crianças internadas no Albert Sabin e passou a doar o leite excedente. Com o marido desempregado e cuidando de dois filhos, Ednara deixou de colaborar com o BLH/ Hias há cinco meses por causa da geladeira dela que estava com defeito, o que comprometia a qualidade do leite armazenado. Após visita à casa de Ednara, a equipe do BLH conseguiu uma nova geladeira para ela por meio do programa Troca Eficiente da Coelce, que é uma das instituições parceiras do Banco de Leite na coleta e doação de vasilhas para o acondicionamento do leite.  E assim, há 15 dias, Ednara voltou a doar o leite materno. “Estou muito feliz em poder voltar a ajudar as criancinhas”, diz.

 

O trabalho desenvolvido pela equipe do Banco de Leite do Hias é social e solidário. Para promover a saúde, o bem-estar e incentivar o aleitamento materno, diferentes programas são desenvolvidos com a parceria de voluntários, assim como a de Ednara. Além disso, o Banco de Leite Humano do Albert Sabin disponibiliza um posto de coleta para as mães acompanhantes no mesmo local da Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta (Samta), onde as funcionárias que usam esse serviço também recebem apoio, orientações e são convidadas a doar.

 

Para quem estiver interessado em ajudar, basta ligar para 0800.280.4169

 

Serviço:
Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin
Atendimento: Segunda à sexta-feira, de 7 às 17h
Rua Tertuliano Sales, 544-B – Vila União
0800 280 4169
blh@hias.ce.gov.br

 

11.11.2014

 

Assessoria de Comunicação do Hias
Helga Santos – (85) 3256-1574
imprensa@hias.ce.gov.br
t: @albertsabince
f: albertsabince