Obra da Cagece em Viçosa do Ceará terá acompanhamento arqueológico

12 de novembro de 2014 - 16:40

A Cagece deu ordem de serviço para o início das obras de implantação do sistema de esgoto de Viçosa do Ceará. Serão investidos R$ 18.037.869,67 com recursos do PAC/ OGU. A implantação será acompanhada de uma equipe de arqueólogos, com a finalidade de preservar o patrimônio cultural e realizar buscas paralelas de possíveis objetos de valor históricos e culturais.

 

A obra constará da execução de 24.219 metros de rede coletora, 3.865,66 metros de linhas de recalques e 3.172 ligações de esgoto. Será construída uma Estação de Tratamento de Esgoto.

 

Essa obra terá o acompanhamento de arqueólogos que participarão das escavações, pois existe a possibilidade de encontrar peças históricas, fósseis ou até sítios arqueológicos. O trabalho desses profissionais será relevante para investigar e estudar como viviam e reconstituir o modo de vida das sociedades coloniais e pré-coloniais.

 

Os arqueólogos podem localizar, em Viçosa, objetos que pertenciam aos antigos moradores, como: fragmentos de cerâmica, ferramentas em pedra, instrumentos de caça e pesca, restos de alimentos, ossos, restos de habitações, dentre outros achados.

 

De acordo com a gerente de meio ambiente da Cagece, Maria Amélia Menezes, os arqueólogos entram em parceria com os engenheiros da Companhia para facilitar esse trabalho de investigação. 

 

A Cagece já realizou o acompanhamento arqueológico das obras de esgoto em Aracati e Maranguape. Os objetos resgatados foram objetos de uma exposição itinerante, em 2009. Foram mostrados ao público, por exemplo, faianças, cerâmicas de fabricação portuguesa, garrafas degrés, recipientes destinados a acondicionar azeites, tintas e bebidas alcoólicas.

 

12.11.2014

 

Assessoria de Comunicação e Relacionamentos da Cagece
Sabrina Lemos
85 3101 1826/ 31011828/ 8878 8932