Mais de 136 mil cisternas foram instaladas no Ceará

14 de novembro de 2014 - 19:47

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA), fez um balanço da evolução da instalação de cisternas no Estado.

 

 

 

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA), fez um balanço da evolução da instalação de cisternas no Estado. Os programas são executados em parceria com o Governo Federal, tendo como executores o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério da Integração Nacional e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

 

 

As cisternas de placas e polietileno que comportam 16 mil litros, são usadas para que as famílias possam beber e cozinhar no período de verão e estiagem, as cisternas de enxurrada, comporta 52 mil litros e é usada para produção de frutas e hortaliças. Ao todo no Ceará, já foram instaladas 95.966 mil cisternas de placas, em parceria com o MDS, e 34.180 cisternas de polietileno, em parceria com o Ministério da Integração.

 

 

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, informa que já tem recurso garantido para instalação de mais 21.970 mil cisternas de placas e 14.592 mil cisternas de polietileno. Segundo o secretário já completa um total de 166.708 cisternas de placas e polietileno.

 

 

O total de cisternas cilíndricas instaladas em parceria com a Funasa é de 510, possuindo ainda recursos para a instalação de até 931 cisternas. As de enxurradas que junto possui um quintal produtivo totaliza 6.031 instaladas e com recurso para mais instalações de 8.842 cisternas.

 

 

Lembrando que não é só a SDA que faz as instalações e produz as cisternas, nós temos também o DNOCS, Fundação Banco do Brasil, Banco do Nordeste.” Afirma o secretário. O valor total investido em parceria com MDS, que conta com a contrapartida do Estado é de R$ 180,8 milhões, sendo uma maior parte do Ministério do Desenvolvimento Social.

 

 

 

 

14.11.2014

Assessoria de Imprensa da SDA

(85) 3101.8105