Fórum e Seminário internacionais promoverão debate sobre desenvolvimento sustentável

17 de novembro de 2014 - 14:09

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) promovem o I Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e IX Fórum de Desenvolvimento Territorial. A abertura do evento acontece nesta terça-feira (18), às 18 horas, no Romanos Hoteis e Eventos em Fortaleza, e deverá reunir cerca de 500 especialistas da América Latina e Caribe e África. O Seminário prossegue até sexta-feira (21).

 

O tema principal de abertura será: “Políticas Nacionais de Desenvolvimento Sustentáve: a contribuição da agricultura familiar”. Tem como objetivo promover um debate estruturado sobre a construção de políticas para o desenvolvimento rural sustentável considerando-se a heterogeneidade dos territórios rurais e a diversidade da agricultura.

 

Segundo o Coordenador do Projeto da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) do Projeto São José III, Josias Farias Neto, “ainda há muito a se construir para o desenvolvimento sustentável e um dos instrumentos para isso será este evento”.

 

Para o Coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável do IICA no Brasil, Carlos Miranda, uma das motivações para a iniciativa é que 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Além disso, o Banco Mundial inicia uma nova geração de projetos no Nordeste Brasileiro.

 

“Neste seminário vamos apresentar as experiências exitosas do Estado do Ceará na questão do desenvolvimento rural sustentável e vamos ouvir do IICA sugestões para continuar aperfeiçoando esta política que adotamos no Ceará”, informa Nelson Martins, secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA).

 

Participarão como conferencistas o Ministro de Desenvolvimento Agrário, Miguel Roseto, o Ministro da Agricultura do Equador, Jovier Ponce Cevallos, o Governador eleito do Estado do Ceará, Camilo Santana, e Miguel Carvajat da Assembléia Nacional do Equador.

 

Serviço:

 

I Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e IX Fórum de Desenvolvimento Territorial, em Fortaleza

 

Entre 18 e 21 de novembro. Local: Hotel Romanos – Rua Padre Pedro de Alencar, 2230

 

Inscrições no site: http://www.iicabr.iica.org.br/event-registration/?ee=1

 

17.11.2014

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Mariana Galvão (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA