Dois curtas de alunos da rede estadual estão no Cine Ceará

19 de novembro de 2014 - 18:08

Os filmes em curta-metragem “Quarto Tempo” e “Conhecendo o Desconhecido”, dos alunos do Colégio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco, participam da Mostra Olhar do Ceará que integra o Festival Cine Ceará, nestas quinta-feira (20) e sexta-feira (21), respectivamente, às 16 horas, na sala 2 do cinema Dragão do Mar. Os filmes são frutos do trabalho coletivo realizado pela escola, por meio do Projeto Educando o Olhar, coordenado pela cineasta Sabina Colares e apoiado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult).

 

Conforme o diretor da escola, Gutemberg Nobre, o curso ofertado aos alunos no contra turno aconteceu durante o segundo semestre de 2013 e o primeiro de semestre de 2014. “Foi uma experiência ímpar no que diz respeito ao desenvolvimento do senso crítico, ao avivamento da percepção estética e, principalmente, à descoberta dos resultados do trabalho coletivo” – explica o gestor.

 

Ao longo do curso, os professores e alunos se dedicaram à tarefa de renovar o ambiente escolar através de ações ligadas à arte. Desde então, surgiu o cineclube Cine Coruja com o intuito de exibir filmes de curta duração para a comunidade escolar e a realização de vários filmes.

 

O curta “Quarto Tempo” também obteve exposição nacional por ocasião de sua exibição no Festival Internacional do Rio de Janeiro – Mostra Geração 2014, em setembro deste ano. No filme, fotografias e sons se entrelaçam, criando movimentos, e nesse fluxo de lembranças, vivências e sonhos as pessoas são transportadas para o cotidiano de uma escola pública. Já “Conhecendo o Desconhecido”, fala de uma comunidade Tapeba, a educação, cultura e crenças de um povo, por vezes esquecido por todos. Os dois são documentários.

 

Projeto Educando o Olhar

 

O curso ofertado na Escola fez parte do Projeto Educando o Olhar que realiza formação em audiovisual, de forma itinerante, em escolas públicas de Fortaleza. As aulas são ministradas por profissionais da área de cinema. A ação conta com recursos do Edital Mecenas do Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado. O Mecenas apoia projetos artístico culturais apresentados por pessoas físicas ou jurídicas, a fim de fortalecer o setor cultural cearense e de promover o desenvolvimento social e econômico do Estado do Ceará.

 

Serviço:

Curtas Quanto Tempo e Conhecendo o Desconhecido no Cine Ceará 2014

Data: 20 e 21/11/2014, respectivamente – Horário: 16 horas

Local: Sala 2 do Cinema Dragão do Mar

 

19.11.2014

Assessoria de Comunicação da Seduc

Jacqueline Cavalcante (imprensa@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)