IX Encontro Mestres do Mundo acontece de 27 a 291, no Crato

27 de novembro de 2014

Abertura reunirá os Tesouros Vivos da cultura em visita ao Horto

 

O grande encontro dos Mestres da Cultura, do Ceará, do Brasil e do mundo, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, volta a acontecer, pelo segundo ano consecutivo, no município do Crato, em parceria com a Prefeitura. De 27 a 29 de dezembro, o Cariri receberá os Tesouros Vivos da Cultura, reconhecidos pelo Governo do Estado, e convidados vindos de Bahia, Alagoas e São Paulo. Com o tema “Caminhos, Afetos e Saberes”, o evento será aberto na manhã de quinta-feira, 27, com um inédito encontro dos mestres no Horto, em Juazeiro do Norte, em visita à estátua de Padre Cícero

 

O Encontro Mestres do Mundo celebra a identidade e a diversidade cultural, as trocas de saberes, fazeres, significados, promovidas ao longo de três dias de convivência entre mestres de diferentes origens e especificidades. A realização do Encontro se coaduna com o programa Tesouros Vivos da Cultura, da Secult, através do qual 60 Tesouros Vivos são reconhecidos oficialmente pelo Governo do Estado, passando a receber um valor mensal em dinheiro e com um estímulo a mais para compartilhar sua arte e seu saber com as novas gerações.

 

 

“A Secretaria da Cultura tem a honra de mais uma vez promover o grande encontro dos mestres da cultura tradicional popular, novamente no município do Crato, reforçando ao mesmo tempo a intensa vitalidade cultural das matrizes do Cariri e a diversidade representada pela reunião de mestres de todo o Estado”, destaca o secretário adjunto da Secult, Paulo Victor Feitosa. “Todos estão convidados a participar desse grande encontro da cultura do Ceará e do Brasil, renovando homenagens a nossos mestres e desfrutando uma programação de debates, rodas de diálogo e de apresentações artísticas”, complementa.

 

 

Secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade ressalta que pelo segundo ano consecutivo o município compartilha a honra e a responsabilidade de sediar o grande encontro dos mestres da cultura. “É um encontro muito esperado pelos mestres e que volta a ser abraçado com muita alegria pelo Crato”, enfatiza a gestora, frisando as inúmeras manifestações da cultura tradicional popular no Cariri, das bandas cabaçais aos reisados, das lapinhas ao maneiro-pau, entre várias outras.

 

Programação especial

 

 

Além do grande encontro de mestres da cultura no Horto, os Tesouros Vivos também visitarão, no primeiro dia do Encontro, a ONG Beatos, no Crato. A programação da quinta-feira segue com os debates das Mesas de Prosa, a partir das 14h, no Centro de Expansão, onde os artistas estarão hospedados ao longo dos três dias de evento.

 

 

A primeira Mesa de Prosa, na quinta, 27, às 14h, será dedicada ao tema “Caminhos que se cruzam – Mestres, saberes e políticas públicas”, reunindo Mestre Aldenir (do Reisado, do Crato), Mestre Bule Bule (cantador, da Bahia), Dane de Jade (secretária de Cultura do Crato) e Lourdes Macena (professora-doutora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A mesa terá como mediadora Simone Castro (professora-doutora IFCE/CCF) e como relatora Eliza Gunther (gestora cultural, especialista em Gestão de Produtos e Serviços Culturais).

 

 

A partir das 18h30 tem início a programação nas praças do Crato, com a concentração dos grupos e mestres na Praça Siqueira Campos, para saída do cortejo que passará pela Praça da Sé e chegará ao Largo da RFFSA. É lá que acontece a solenidade de abertura do IX Encontro Mestres do Mundo, no espaço denominado Arena da Tradição. Após a abertura institucional com representantes da Secult e da Prefeitura do Crato, haverá apresentações de moda de viola (com Zé Cardoso e Jorge Macêdo, do Ceará), roda de toré (com os mestres Caciques João Venâncio e Luis Caboclo, do Ceará), da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, do Crato, e da cantora, compositora e pesquisadora de cultura indígena Marlui Miranda, de São Paulo.

Programação:

 

Sexta-feira, 28/11

 

Já na sexta-feira, 28/11, as atividades começam às 9h, no Centro de Expansão, com a primeira Roda de Mestres, sobre os saberes e artes ligados ao corpo (mediação de Lairton Guedes), mãos (Maria Castro), sons (Wagner Pereira), oralidade (Simone Castro), sagrado (Oswald Barroso). Trata-se de um momento em que mestres de diferentes origens e grupos compartilham experiências e vivências, debatendo semelhanças e particularidades que os caracterizam.

 

Na sexta-feira a partir das 14h acontece a segunda Mesa de Prosa, com o tema “Caminhos que se cruzam: mestres, saberes e políticas públicas”. Os facilitadores serão José Olímpio (filósofo e especialista em educação, também mestre de Capoeira), Gyl Giffoni (professor do IFCE e Mestre em Memória Social pela UNIRIO) e Otávio Menezes, coordenador de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, da Secult, além de Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura. A mediadora será a professora Simone Castro, com Eliza Gunther como relatora.

 

Uma atração especial na sexta-feira será a terreirada no município de Nova Olinda, na casa-oficina de Mestre Espedito Seleiro, artesão internacionalmente aclamado pela destreza e pela assinatura própria na feitura de centenas de tipos de objetos produzidos a partir do couro. Mestre Espedito receberá os participantes do Mestres do Mundo para uma “brincadeira” das 18h às 21h.
A segunda noite do Encontro também terá, a partir das 20h, no Largo da RFFSA, apresentações do Pastoril da Mestra Maria do Carmo, do Reisado de Caretas (ambos do Ceará), do Grupo de Fandango de Pontal de Maceió do Mestre Pancho (de Alagoas) e do grupo cearense Cacimba de Aluá, com seu espetáculo de mergulho no universo da cultura tradicional popular, com destaque para a música nordestina.

Sábado, 29/11

 

No sábado, 29/11, terceiro dia do Encontro, a manhã será novamente dedicada à Roda de Mestres, sobre os diversos saberes e fazeres (corpo, mãos, sons, oralidade e sagrado), no Centro de Expansão. O fim de tarde será especial, com a Terreirada do Mestre Aldenir, que receberá em seu espaço os participantes do encontro, a partir das 17h. Convite à dança e à confraternização com os brincantes.

 

A solenidade de encerramento do Encontro Mestres do Mundo acontece a partir de 19h30, no Largo da RFFSA, onde, a partir de 20h, sobem ao palco o Reisado de Congo do Mestre Zé Pedro, de Barbalha, o Maracatu Reis de Paus, de Fortaleza, o Coco do Iguape e o Mestre Bule Bule e seus convidados, da Bahia.

SERVIÇO:

 

IX Encontro Mestres do Mundo. De 27 a 29 de novembro, no Crato. Realização: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Prefeitura do Crato. Produção: Usina 2. Entrada franca em todas as atividades. Programação completa: www.secult.ce.gov.br.

 

 

Assessoria de Imprensa da Secult

85 3101.6761