Cagece recebe certificação do Ministério do Meio Ambiente por ações de sustentabilidade

1 de dezembro de 2014 - 16:52

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) recebeu do Ministério do Meio Ambiente o Selo Prata, através da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Este selo é concedido para instituições que são parceiras da A3P, nos níveis federal, estadual e municipal. A certificação atesta o empenho das instituições públicas no cumprimento da entrega do Relatório Anual de Monitoramento das Ações previstas no plano de trabalho.

 

O Plano de trabalho é desenvolvido pelo Comitê da A3P no período de adesão do programa. O plano viabiliza as atitudes que a empresa pode ter no período determinado no plano ou além dele. As ações são criadas e monitoradas pelo Comitê e são coordenadas pela Gerência de Meio Ambiente da Cagece.

 

Em reconhecimento das atividades de sustentabilidade e de capacitação dos colaboradores, desenvolvido pelas empresas, a A3P entregou o Selo Prata para 8 empresas no país, a Cagece está entre elas e é a única empresa de saneamento do Brasil que recebeu o selo na categoria Prata. Adotada pela Cagece em 2010, a A3P tem por objetivo de incorporar as práticas de responsabilidade socioambiental nas atividades do setor público e ainda desenvolve diversas ações voltadas para minimização dos impactos ambientais na empresa, por meio do Comitê da A3P.

 

Entre as ações analisadas para o recebimento do selo estão: eliminação do uso de copos descartáveis; descontaminação das lâmpadas fluorescentes; coleta seletiva; sensibilização e capacitação dos colaboradores (por meio de treinamento ou mensagens eletrônicas) e realização de simpósio ambiental. Para os próximos anos, o Comitê já elaborou alguns projetos como: substituição das lâmpadas fluorescentes; instalação de torneiras com temporizadores; construção de ilhas ecológicas nas Unidades de Negócio para gestão dos resíduos nas UNs, entre outros.

 

01.12.14

Assessoria de Comunicação da Cagece

Sabrina Lemos (85 3101.1826 – 8878.8932)