Experiência do Ceará na Educação pauta encontro entre Governadores

2 de dezembro de 2014 - 17:55

O governador Cid Gomes recebeu, nesta terça-feira (2), a visita do governador eleito pelo estado do Maranhão, Flávio Dino. O encontro aconteceu no Palácio da Abolição e foi acompanhado pelo governador eleito pelo Ceará, Camilo Santana e pela vice governadora eleita, Izolda Cela. O senador Inácio Arruda também participou da visita.

 

Com o governador Flávio Dino, estavam os futuros secretários de estado da Casa Civil, Educação, Ciência e Tecnologia e diretoria de portos. A comitiva veio ao Ceará conhecer a experiência do Estado na Educação. À eles, foi apresentado o modelo de implantação de escolas profissionalizantes, que já somam o total de 107 escolas instaladas no Interior. Além disso, o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que serviu de referência para instalação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), também foi exposto.

 

Com o PAIC, alunos do 2º e 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas participam da avaliação externa da Seduc, que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes. Os resultados possibilitam a construção de um indicador, IDE-ALFA, das habilidades de leitura dos estudantes do 2º ano. Em relação ao 5º ano, é o IDE-5 que expressa o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos da rede pública.

 

Nesta última segunda-feira (1), Cid Gomes recebeu a visita do governador eleito pelo Rio Grande do Norte, Robinson Farias, que veio ao Ceará conhecer experiências administrativas que deram certo nos últimos anos.

 

02.12.2014

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)