Edital Ceará Natal de Luz 2014 está com inscrições abertas até segunda-feira (08)

5 de dezembro de 2014 - 18:05

Até a próxima segunda-feira (08) estão abertas as inscrições para o XI Edital Natal de Luz. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, destinará R$ 594 mil em investimento, valor mais de 30% superior ao da edição anterior. Produtores, gestores, artistas, brincantes e demais representantes da cultura popular estiveram reunidos para conhecer as novidades desta edição.

 

Algumas novidades surgiram com a publicação do XI Edital Natal de Luz, principalmente quanto ao novo plano de trabalho disponibilizado pela Secult para preenchimento. Trata-se de um formulário específico para se estabelecer convênios com o Governo do Estado do Ceará. O novo documento entra em vigor em virtude das novas regras de convênios e congêneres estabelecidas pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), já divulgadas pela Secult no último dia 13 de novembro.

 

Representando a secretaria, o coordenador do Sistema Estadual de Cultura (SIEC), Pedro Edson, ressaltou duas mudanças no edital. A primeira delas foi justamente a questão do novo plano de trabalho, que deverá obedecer ao formato do Sistema de Convênios e Congêneres (SCC), da CGE. O técnico da Secult reforçou ainda que o modelo de formulário servirá para todos os próximos editais a serem lançados pela pasta. A segunda delas foi o acréscimo de recursos do edital em relação ao ano passado, chegando ao atual valor de R$ 594 mil, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Cultura (FEC).

 

“É importante que os futuros proponentes conheçam o novo sistema com o qual estamos trabalhando. A intenção aqui é tirar todas as dúvidas possíveis e tornar o diálogo mais fácil”, destacou Pedro Edson. “Lembramos que, agora, todos que desejam participar de editais devem se cadastrar como parceiros no sistema on-line da CGE. Os proponentes também devem estar atentos ao preenchimento do novo plano de trabalho, contendo as mesmas informações do formulário do FEC, que já vem sendo trabalhado desde longa data”, complementou Pedro Edson.

 

A coordenadora do Fórum Cearense de Cultura Popular, Sheila Fernandes, destacou que essa é a primeira vez do edital no formato apresentado e que, por isso, é “interessante que as informações sejam articuladas”. “Queremos que as pessoas que trabalham com a cultura popular tenham mais esclarecimentos. Quanto mais grupos participarem do edital, mais diversidade cultural teremos. Por isso estamos divulgando o novo edital”, esclarece Sheila, que participa regularmente também como parecerista de editais de cultura popular.

 

Para mais informações sobre o Edital Natal de Luz 2014

SIEC: (85) 3101.6765

 

05.12.2014 

Assessoria de Imprensa da Secult

Dalwton Moura (dalwton.moura@secult.ce.gov.br / 85 3101.6761)