Individualização de hidrômetro permite economia de até 50%

11 de dezembro de 2014 - 12:11

Fortaleza já tem 19 condomínios que aderiram ao sistema de medição individualizada e estão dentro dos padrões e normas da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O recurso de individualização de hidrômetro é uma medida que gera economia para os clientes, pois facilita a conscientização com relação ao combate ao desperdício de água. O fato de se adequar à medição individualizada dentro dos padrões da Cagece gera confiabilidade para o morador, pois cada cliente recebe uma conta individual, não sendo penalizado caso um vizinho esteja inadimplente.

 

A medição individualizada pode trazer uma economia de mais de 50% do uso total da água de cada condômino. Temos como exemplo o condomínio Santa Baía que possui 23 apartamentos e, no último mês de conta coletiva, consumiu um total de 698 m³/água. Após dois meses da individualização de hidrômetro, o condomínio gastou o volume relativo a 216 m³, tendo assim uma economia de 68% no consumo d’água.

 

Vale lembrar que a lei municipal nº 9.009, de 2005, exige que as construtoras façam os novos condomínios já com estrutura pronta para a instalação da medição individualizada. Com base na lei, a Cagece gerou normas que orientam para uma individualização conforme padrões confiáveis. Além disso, entre os benefícios da individualização está o uso consciente de água, a garantia de pagar somente o que é consumido na residência, entre outros.

 

Para aderir à medição individualizada, o condomínio precisa ter a estrutura adequada para a implantação dos hidrômetros e assim solicitar a visita de um supervisor da Cagece para enfim, regularizar a situação do prédio junto à Companhia.

 

11.12.14

Assessoria de Comunicação da Cagece

Sabrina Lemos 85 3101.1826 / 8878.8932