Acervo literário do PAIC contribui para incentivar leitura entre crianças

12 de dezembro de 2014 - 17:51

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lança neste sábado (13), às 17 horas, as publicações de Literatura Infantil dos Programas Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5) e o Material Estruturado do 2º ano do Ensino Fundamental. Esse trabalho tem como objetivo incentivar o prazer pela leitura entre as crianças e utilizá-la como estratégia no processo de aprendizagem. A solenidade será na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará (Salão de Lançamentos, no Mezanino 2).

 

A distribuição dos livros já foi realizada para todas as salas de aula da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública. Ao todo, são 45.805 coleções compostas por 36 títulos. As obras são escolhidas a partir de seleção de textos inéditos de Literatura Infantil de autores residentes no Ceará.

 

A entrega das Coleções dá continuidade a um trabalho que teve início com a implantação do Programa Alfabetização na Idade Certa, em 2007, e a expansão do PAIC +5, em 2011. A atividade tem como finalidade fortalecer o letramento dos alunos. Para isso, os livros são trabalhados durante oficinas de dinamização do acervo com formadores municipais que levam esses conhecimentos aos educadores. Depois disso, os professores colocam em prática com seus alunos. As coleções ficam à disposição no Cantinho de Leitura presente em cada sala de aula.

 

Fabiana Skeff, coordenadora do Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor do PAIC, explica que são mais de 549 mil livros disponíveis nas escolas e utilizados pelos professores em atividades lúdicas para motivar a leitura, a interpretação e produção de novas histórias. “Esse é um direito da criança e, dessa forma, a Secretaria promove a inclusão de meninos e meninas no universo da cultura” – reforça.

 

PAIC E PAIC+5

 

O PAIC teve sua origem pela iniciativa de alguns municípios cearenses, apoiados pela Undime, Aprece e Unicef, a partir dos resultados do Comitê Cearense pela Eliminação do Analfabetismo Escolar, instituído na Assembleia Legislativa. Foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado em 2007. O programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa. Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações até 5º ano, com vistas a melhorar os resultados de aprendizagem da etapa inicial do Ensino Fundamental. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa ( PAIC+5 ). O PAIC contribuiu para a estruturação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

 

SERVIÇO: Solenidade de Lançamento das Publicações de Literatura Infantil do PAIC e PAIC+5

Local: XI Bienal Internacional do Livro do Ceará – Centro de Eventos do Ceará – Salão de Lançamentos, no Mezanino 2.
Data: 13/12/2014
Horário: 17 horas

 

12.12.2014

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)