Ídolos do esporte recebem homenagem na Calçada da Fama da Arena Castelão

15 de dezembro de 2014 - 13:14

A partir desta terça-feira (16), os amantes do futebol terão mais um motivo para visitar a maior arena esportiva do Norte/Nordeste do Brasil. Para comemorar o segundo aniversário da reformada Arena Castelão o estádio recebe o projeto Foot Fame/Pé da Fama. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivo (Sege) e vai dotar o espaço de uma Calçada da Fama, única em arenas da Copa do Mundo de 2014. A solenidade de abertura do projeto será realizada nesta terça-feira (16), às 09 horas, no Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira, com a presença de grandes nomes do futebol cearense entre os homenageados.

 

Nessa primeira fase, serão homenageados 11 ícones, incluindo seis profissionais que se destacaram no futebol cearense: Erandy Pereira Montenegro, autor do primeiro gol no Castelão; Geraldino Saravá, maior artilheiro do estádio; Gildo, ex-jogador indicado como ídolo do Ceará Sporting Club; Ronaldo Angelim, craque indicado pelo Fortaleza Esporte Clube; e Pacoti, ídolo indicado pelo Ferroviário Atlético Clube. Todos terão os pés imortalizados na calçada da fama do futebol da Arena Castelão. Para completar a lista, será feita homenagem póstuma ao ex-comentarista e um dos maiores defensores da construção do estádio, Paulino Rocha, indicação feita pela SEGE.

 

No âmbito nacional, os representantes de cada um dos títulos mundiais do Brasil também terão suas pegadas imortalizadas. O rei do futebol, Pelé (1958-1962-1970), o Anjo de Pernas Tortas, Garrincha (1958-1962), o xerifão do tetra, Ricardo Rocha (1994), e o lateral-esquerdo do penta, Roberto Carlos (2002). O meia Ricardo Goulart, campeão do Brasileirão 2014 pelo Cruzeiro, também será lembrado na solenidade como um dos destaques do ano no futebol brasileiro.

 

“A história do futebol brasileiro é muito rica e repleta de imagens marcantes. É um grande privilégio ser o primeiro estádio do país a receber o projeto Calçada da Fama. Eternizaremos os grandes lances e os ídolos do futebol”, destaca Ferruccio Feitosa, secretário da SEGE. O próprio Ferruccio será homenageado pelo Foot Fame, ao lado do governador Cid Gomes, pelo apoio na efetivação do projeto na Arena Castelão.

 

Interatividade

 

O museu ao ar livre vai permitir que o torcedor conheça a trajetória de jogadores, técnicos e de profissionais da imprensa do mundo da bola, de forma simples e com muita interatividade. Os Discos Pegadas, como são conhecidos, contarão com tecnologia de Realidade Aumentada, ou seja, ao baixar um aplicativo para smartphones, o torcedor poderá acessar a um acervo com vídeos, fotos, além de conhecer a biografia de cada homenageado.

 

“Em breve, o projeto será levado para outros estádios, mas queríamos dar o pontapé inicial em Fortaleza, porque a Arena Castelão foi o primeiro estádio a ficar pronto para a Copa do Mundo. A partir do compromisso que o Governo teve em entregar a obra mais barata entre todas as cidades-sede e com a força do turismo em Fortaleza, queremos transformar a cidade em uma das capitais da bola, unindo aspectos culturais e turísticos”, aposta um dos diretores do projeto Foot Fame, Angelo Neto.

 

Segunda etapa

 

O projeto prevê ainda outros nomes de grandes jogadores e técnicos da história do futebol no mundo todo, além de personalidades da imprensa, que ajudaram a escrever a vitoriosa história do esporte no Brasil. Ao todos, serão 100 pegadas de personalidade do futebol, de diferentes nacionalidades e gerações. Craques que levaram o nome do Brasil ao mundo na conquista dos cinco títulos mundiais da Seleção Brasileira e de momentos inesquecíveis.

 

Serviço:

Lançamento da Calçada da Fama da Arena Castelão
Local: Espaço Cultural Etevaldo Nogueira (Av. Alberto Craveiro, 2901)
Data: 16/12/2014 (terça-feira)
Horário: 09 horas

 

Obs: Solenidade restrita a convidados.

Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivos
Av. Dom Luís, 807 – 12º andar – Meireles
CEP: 60160-230
Fortaleza | Ceará | Brasil

 

15.15.2014

Assessoria de Imprensa da SEGE

Ciro Câmara (imprensa@sege.ce.gov.br / +55 85 3264.5359)

http://www.sege.ce.gov.br