Linha Sul do Metrô: Coral se apresenta na estação José de Alencar

17 de dezembro de 2014 - 19:09

A agitação do Centro no fim do ano será quebrada por um som especial nesta quinta-feira (18), a partir das 16h30. O coral de crianças e adolescentes Joias de Cristo fará uma apresentação na estação José de Alencar, da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. Com aproximadamente 100 integrantes, o coral presentará os passageiros com músicas natalinas, tornando o retorno do trabalho ou das compras bem mais agradável. O vice-presidente da associação Nossa Casa Mãe Africa, Carlos Veneranda, explica que as crianças e adolescentes participantes do projeto integram o grupo que se apresenta tradicionalmente no Natal de Luz, na sacada do antigo hotel Excelsior, na praça do Ferreira, também no Centro. O coral é uma das atividades desenvolvidas pela associação.

 

O objetivo da apresentação é levar o trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes assistidos pela associação a diferentes pontos da cidade. A estação José de Alencar foi escolhida por ser uma das mais movimentadas da Linha Sul, especialmente no horário de retorno dos trens em direção ao bairro da Parangaba e municípios de Maracanaú e Pacatuba. Pela manhã, o maior fluxo de passageiros segue em direção ao Centro da Capital.

 

Linha Sul

 

Desde o início da operação comercial em primeiro de outubro a Linha Sul do Metrô de Fortaleza transportou mais de 850 mil passageiros. São trabalhadores, estudantes e idosos que veem no serviço metroviário um meio rápido, seguro e confortável de transporte. A partir das 6h30, quando as estações são abertas, o fluxo de passageiros parte de estações como Carlito Benevides, Aterrissai e Maracanaú. No começo da tarde até o fechamento das estações, às 19 horas, o fluxo parte de estações como Benfica, José de Alencar e Parangaba.

 

Atualmente as equipes do Metrofor trabalham para ter quatro Trens Unidade Elétrica (TUE´s) diariamente, fazendo com que o tempo de espera na estação seja de 19 minutos, de segunda-feira a sábado. Cada composição formada por seis carros pode transportar nos horários de pico, em uma única viagem, aproximadamente 900 pessoas. O número equivale a quase 12 ônibus convencionais que transportam, em média, 75 passageiros por viagem.

 

A passagem da Linha Sul, que vai da estação Carlito Benevides, em Pacatuba, para a estação Chico da Silva, no Centro de Fortaleza, é de R$ 2,20 a inteira e R$ 1,10 a meia passagem. Idosos, pessoas com deficiência não pagam a passagem metroviária, bastando se dirigir à bilheteria na estação para assegurar a gratuidade.

 

A Linha Sul liga Fortaleza a Pacatuba. O sistema conta com 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneos e 2,2 km em elevado. Atualmente 18 estações estão em funcionamento. A operação comercial teve início em primeiro de outubro de 2014.

 

Serviço:
Apresentação do coral Jóias de Cristo a partir das 16h30 do dia 18 de dezembro na estação José de Alencar, situada na avenida Tristão Gonçalves, S/N, esquina com a rua Liberato Barroso

 

Informações: Carlos Veneranda – Vice-presidente da associação Nossa Casa Mãe África
85 8664-9666 e 85 8568-1081

17.12.2014

 

Assessoria de imprensa do Metrofor
Marcos Cavalcante – 85 8563.3186