Confraternização de transplantados do Hospital de Messejana acontece nesta sexta (19)

18 de dezembro de 2014 - 14:00

Em clima de Natal, a Equipe do Programa de Transplante de Pulmão do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes se confraterniza com os pacientes transplantados e suas famílias nesta sexta-feira (19), às 9h, na sede Hospital. “Será um momento para celebrar a vida dos nossos pacientes e as conquistas deste ano”, ressaltou o coordenador do Programa, Antero Gomes Neto.

 

O trabalho da equipe já soma várias vitórias. Em 2014, dez transplantes foram realizados, batendo o ano anterior, quando oito procedimentos aconteceram. Apesar do aumento no número de transplantes, dez pacientes ainda aguardam na fila. A expectativa da equipe para 2015 é que mais órgãos surjam, possibilitando que os pacientes que aguardam a doação tenham qualidade e maior expectativa de vida.

 

Antero Gomes Neto explicou que um dos fatores que mais dificultam a realização de mais procedimentos é a preservação dos órgãos, que após a morte encefálica têm baixo índice de aproveitamento, decorrente da alta exposição ao meio externo, tornando-o susceptível a infecções e outros problemas que causam danos ao órgão, inviabilizando o transplante.

 

Segundo o coordenador do serviço, os bons resultados conquistados pela equipe do Hospital de Messejana devem-se a alguns fatores, entre eles, a qualidade, competência e dedicação da equipe médica e multidisciplinar e ao Hospital, que oferece as condições matérias necessárias para o sucesso do procedimento de alta complexidade.

 

O Hospital de Messejana é o único das regiões Norte e Nordeste a realizar o transplante pulmonar, que teve início em junho de 2011. Antes dessa data, pacientes com doenças respiratórias graves, dependentes de oxigênio para respirar não tinham alternativa de tratamento e sofriam com a certeza de uma expectativa de vida a curta. A única saída era o transplante pulmonar. Mas a esperança para conseguir um novo pulmão era quase zero, já que precisariam viajar à São Paulo, Rio Grande do Sul ou Minas Gerais para tentar a cirurgia. Muitos pacientes das regiões Norte e Nordeste do país com este perfil não tiveram a chance de voltar a respirar naturalmente e viver uma vida normal, até que a situação foi revertida quando no Ceará, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes iniciou o Programa de Transplante de Pulmão, coordenado pelo cirurgião torácico Antero Gomes Neto.

 

Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes

 

O Hospital de Messejana é uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, dispondo de todos os procedimentos de alta complexidade nestas áreas e destacando-se no transplante cardíaco e pulmonar.  A instituição é gerenciada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e atende pacientes dos 184 municípios do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país.

 

18.12.2014

 

Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Stella Magalhães – (85) 3101.4092 (85) 9680.0900