Vapt Vupt: Cid Gomes inaugura unidade Messejana nesta sexta-feira (19)

18 de dezembro de 2014 - 18:25

Nesta sexta-feira (19), Fortaleza receberá a sua primeira unidade do Vapt Vupt. Trata-se de uma central de atendimento ao cidadão com oferta de serviços públicos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A inauguração acontece às 10 horas com a presença do governador Cid Gomes e dos secretários Mariana Lobo (Justiça e Cidadania) e Josbertini Clementino (Trabalho e Desenvolvimento Social). Esta é a segunda unidade instalado no Estado. A primeira delas está instalada em Juazeiro do Norte.

 

Outros quatro shoppings de serviços estão em construção, nos bairros Antônio Bezerra, Papicu e Centro, em Fortaleza, além de uma unidade em Sobral. “As unidades têm cerca de 3.000 m² e reúnem os mais diferentes órgãos com o objetivo de proporcionar conforto à população com a prestação de atendimentos mais rápido, mais perto de suas moradias e mais eficientes. Com o Vapt Vupt o Ceará implanta este modelo de gestão por resultados, focada no cidadão, na padronização de atendimento e na gerência profissionalizada”, destaca a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo.

 

Central Fácil

 

A unidade de Messejana possui 3.470 m² e recebeu um investimento de R$ 12,5 milhões. Possui estrutura para atender os moradores da Regional VI de Fortaleza, onde o cidadão pode encontrar em um só lugar serviços como emissão de carteira de identidade, CPF e título de eleitor, renovação da habilitação de motorista, pagamento de contas de água, requerimento de benefício do INSS, Passe Livre, além de poder iniciar ações judiciais ou reclamações de consumidor, etc.

 

O Vapt Vupt terá ainda uma unidade da Central Fácil, projeto da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), que já conta com outras duas unidades no Estado: em Fortaleza e Juazeiro do Norte. A Central Fácil realiza atendimento personalizado e integrado, possibilitando registro empresarial, treinamentos gerenciais para empreendedores e consultorias preventivas e corretivas. Reúne todas as instituições necessárias para a legalização de novos empreendimentos, o que diminui os dias úteis do processo, reduzindo também os custos para o empreendedor, tudo com o objetivo de favorecer um processo rápido e simplificado para a criação e registro de micro e pequenas empresas.

 

Na nova unidade também será disponibilizado o serviço e-VaptVupt, onde computadores estarão disponíveis para estimular a expansão e fomento da cidadania na rede, e para realização de serviços bancários, xerox de documentos. Além dos serviços diretos, setores de políticas sociais a exemplo do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Centro de Referência às Vítimas de Violência começam sua expansão, com intuito de fornecer mais pontos de atendimentos à rede de cidadania.

ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES NO VAPT VUPT MESSEJANA:

– Perícia Forense do Ceará (Pefoce);
– Junta Comercial do Ceará (Jucec);
– Detran;
– Receita Federal
– Secretaria da Controladoria e Ouvidoria (CGE)
– Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus)
– Conselho Regional de Contabilidade (CRC)
– Sebrae
– Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS);
– Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL);
– Cagece;
– Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará (Arce);
– Tribunal Regional Eleitoral (TRE);
– Sine/IDT;
– Prefeitura de Fortaleza (Sefin, Setra, Etufor, AMC)
– Secretaria da Fazenda;
– INSS;
– Secretaria da Cultura do Estado
– Defensoria Pública do Estado
– Bradesco
– Procon

 

As centrais Vapt Vupt são executadas pelo Consórcio Ceara Cidadão, composto pelas empresas Shopping do Cidadão e Marquise S/A. O contrato tem capital 100% privado e a concessão aos serviços é de quinze anos. O diferencial do programa está na prestação de serviço. Ela será avaliada por meio de uma auditoria externa que leva em conta tempo de espera, qualidade do atendimento, infraestrutura e qualificação do pessoal de atendimento.

 

No Cariri, após quatro meses de prestação de serviços, 99% dos atendimentos do Vapt Vupt Juazeiro foram avaliados como bom ou ótimo pelos cidadãos. Ao todo, mais de 100 mil atendimentos foram realizados na unidade. O tempo médio de espera é de 13 minutos e os atendimentos são realizados em uma média de 5 minutos. Entre os serviços mais procurados estão os ofertados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com um total de 51,6% das demandas da unidade. Em segundo lugar, aparece a Perícia Forense do Ceará (Pefoce), com 14,6% das demandas, seguida do SINE/IDT, com 14,5%, do e-Vapt, com 6,8% e da Central Fácil da Junta Comercial do Ceará (Jucec) com 4,8%.

 

INAUGURAÇÃO DO VAPT VUPT MESSEJANA

Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408, Messejana. Ao lado do terminal de ônibus da Messejana
Dia 19 de dezembro de 2014, às 10h

 

TELEFONE DO VAPT VUPT MESSEJANA

(85) 3218.5200 

 

 

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

ascom@sejus.ce.gov.br / 85 3101.2862