Centro de Referência em Direitos Humanos realiza 3 mil atendimentos em um ano de funcionamento

23 de dezembro de 2014 - 14:43

O Centro de Referência em Direitos Humanos, do Governo do Estado, registrou aproximadamente 3 mil atendimentos, durante um ano de operação. O número é três vezes maior que o solicitado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para o período. O Centro é vinculado à Coordenadoria dos Direitos Humanos do Ceará e também à Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal.

 

 

Os dados apontam que as mulheres representam 90% do público atendido e os outros 10% se dividem em homens, idosos, população em situação de rua e outros segmentos de vulnerabilidade. Foram 1.812 prontuários abertos para atendimentos e 955 retornos, totalizando 2.767 atendimentos.

 

 

O Centro tem trabalhado com ações como capacitações em escolas e em entidades parceiras, para divulgar o trabalho e promover a educação em direitos humanos e a cultura de paz. O objetivo é ser instrumento de defesa, promoção, acesso à justiça, em um contínuo debate sobre a cidadania e influenciando positivamente na conquista dos direitos individuais e coletivos das comunidades.

 

 

Para a Coordenadora da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos e também Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos do Estado do Ceará, Ana Paula Araújo de Holanda, o Centro de Referência é, como o nome diz, referência em atendimentos. “Esse Centro é um marco histórico para a luta pela efetivação dos direitos humanos com afetividade.  É o primeiro Centro de Referência em Direitos Humanos do Estado do Ceará. Promovemos a educação em direitos humanos,  buscamos conscientizar o cidadão dos seus direitos e deveres, pois quando se empondera o cidadão do conhecimento necessário, para que eles com as próprias mãos efetivem os direitos humanos, estamos promovendo os direitos humanos pela liberdade. Desta forma, caminhamos para a efetivação dos direitos humanos a partir da promoção da cultura de paz e do empoderamento social”, destaca.

 

 

A equipe multidisciplinar do Centro de Referência não só realizou e ministrou palestras nas escolas de redes municipais e estaduais, como também acolheu alunos dessas escolas em visitas à instituição. Na ocasião, os alunos aprenderam sobre patrimônio histórico, já que o centro de referencia funciona na antiga estação da Parangaba – reconhecida como patrimônio histórico tombado pela Prefeitura de Fortaleza, e sobre direitos humanos.

 

Mais:
Centro de Referência em Direitos Humanos do Estado do Ceará
Rua Dom Pedro II – Parangaba
Ponto de Referência – Em frente a estação do METROFOR, ao lado do Shopping Parangaba e próximo ao terminal da Parangaba
Horário de Funcionamento: 08:00 às 17:00

Telefone: (85) 3101.2998/ 3101.2960

 

 

Assessoria de Imprensa
Carolina Carvalho (85) 3133.3717 / (85) 3133.3717