Hora de Plantar vai distribuir mudas para o reflorestamento no Ceará

23 de dezembro de 2014 - 13:21

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), vai adquirir e distribuir mudas de essências nativas e exóticas para fazer o reflorestamento de áreas desmatadas no Ceará. Segundo o professor Vinícius Assunção, técnico da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF), a ação faz parte do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (o Plano ABC), contribuindo para o reflorestamento de áreas desmatadas, a melhoria na recomposição das matas ciliares, redução da desertificação e favorecer os agricultores familiares no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Serão distribuídas 26.000 mudas de essências nativas e 79.140 mudas de essências exóticas.

 

As mudas serão produzidas por agricultores cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM). Entre as mudas de essências nativas estão sendo adquiridas aroeira, angico, sabiá, jucá, ipê-roxo, oiticica, azeitona preta, mulungu, mororó, tamboril, jurema preta, catingueira, mutamba e trapiá. Entre as espécies exóticas estão acácia mangium, mogno senegalês e cedro australiano. Serão recuperadas áreas desmatadas da Serra da Ibiapaba, Litoral Leste e Oeste, Cariri e Sertão Central.

 

O Projeto Hora de Plantar deve investir em 2015 mais de R$ 19 milhões, atendendo a mais de 132 mil agricultores familiares. A previsão é distribuir mais de 3,5 mil toneladas de sementes destacando o milho, feijão, sorgo, algodão, gergelim, além de manivas de mandioca e palma forrageira e mudas de cajueiro anão-preococe além das espécies nativas e exóticas. Na última quarta-feira (17), o Estado assinou o contrato com os fornecedores para a execução do Programa em 2015.

 

23.12.2014

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105)

Mariana Galvão – estagiária de Jornalismo

Twitter: @ImprensaSDA