Governador assina ordem de serviço para construção do Hospital Regional Vale do Jaguaribe

28 de dezembro de 2014

A estratégia de saúde implantada no Ceará ao longo dos últimos oito anos deve colocar o estado como o de melhor estrutura para a área do Brasil. A aposta é do governador Cid Gomes que aponta os avanços do setor, mas alerta que além da boa estrutura há de se avançar também na qualidade do atendimento. Neste domingo (28), aconteceu a visita inaugural à obra do Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim. Na ocasião foi assinada a ordem de serviço para construção do Hospital Regional no Vale do Jaguaribe, quarto hospital do Estado a ser construído no Interior.

 

Já equipado, o HRSC terá capacidade para atender 468 pacientes por dia. O funcionamento começará pelo Centro de Imagem, seguida pela área ambulatorial e por fim o setor de emergência. As instalações foram visitadas por Cid Gomes e a comitiva que participou da solenidade. No Hospital e Maternidade do Sertão Central são 15 leitos na emergência infantil, 30 leitos na emergência adulto, 20 leitos de UTI, 16 leitos de terapia semi-intensiva, 12 leitos de cirurgia, 8 no setor de neonatalogia, 11 leitos neonatais e 140 leitos na enfermaria. São ainda 11 salas de cirurgia, 15 consultórios e oito salas de exames e tratamentos. O HRSC passará agora pela fase de desinfecção para entrar em funcionamento, que acontecerá em etapas. O primeiro setor a entrar em operação será o de imagem e por último o setor de emergência.

 

O perfil de assistência do novo hospital será terciário, ou seja, fará atendimento a casos de alta complexidade, semelhante aos outros dois hospitais regionais – o Hospital Regional do Cariri, em funcionamento em Juazeiro do Norte desde abril de 2011, com cobertura de 1,5 milhão de habitantes dos 55 municípios, e o Hospital Regional Norte.

 

Durante o discurso, o Governador destacou os investimentos feito no setor, que saltaram de 7% para aproximadamente 17% e reafirmou ser essencial o planejamento para a manutenção desses novos equipamentos do Estado. Cid Gomes também agradeceu o apoio recebido daquela região, durante seu Governo: “É o mínimo que eu posso fazer para retribuir a parceria que o povo do Ceará fez comigo. Onde quer que eu esteja, estarei sempre disposto a ajudar ao Ceará. Estarei sempre à disposição do Camilo e do meu povo, de quem serei eternamente grato”disse, aí afirmar que segue agora para o desafio proposto pela presidenta Dilma Rousseff, que é ser ministro da Educação.

 

O secretário de Saúde, Ciro Gomes, destacou que estrutura semelhante já foi montada em Juazeiro do Norte e Sobral e que cada macroregiao contará com um Hospital Regional. Ele lembrou ainda da rede de Policlínicas, CEOs e UPAs.

 

Centenas de pessoas compareceram à solenidade para agradecer ao governador que se despede: “A responsabilidade de Governador se expressa em uma obra como essa. Receba daqui a ternura e carinho do povo de Quixeramobim”, disse o prefeito, Cirilo Pimenta, em nome da população. Ele lembrou que foi pela parceria do governo estadual que o município foi beneficiado com escolas de educação profissional, escolas de ensino médio, estradas, Centec e etc.

 

Vale do Jaguaribe

 

O Hospital Regional Vale do Jaguaribe é o quarto hospital do Estado a ser construído no Interior. Ficará localizado no entroncamento das vias de acesso aos municípios de Russas, Limoeiro do Norte e Morada Nova e terá 23.500 metros quadrados de área construída. Lá estão previstas as instalações de 256 leitos, 47 salas de observação, 5 centros cirúrgicos, 9 centros de imagens, 15 ambulatórios, 9 laboratórios, além de salas de nutrição, anatomia patológica e etc.

 

Os secretários Arialdo Pinho (Casa Civil), Quintino Vieira (DER), Abreu Dantas (Gabinete do Governador) e Acilon Gonçalves (Saúde) acompanharam a solenidade, que contou também com a presença do deputado federal Odorico Monteiro, dos deputados estaduais Mauro Filho, Adail Carneiro e Mailson Cruz, e dezenas de prefeitos das regiões Sertão Central e Vale do Jaguaribe.

 

28.12.2014

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacovil.ce.gov.br / 85 34664898)