Fiocruz: Cid Gomes visita canteiro de obras nesta terça-feira (30)

29 de dezembro de 2014 - 19:47

O governador Cid Gomes visita nesta terça-feira, 30 de dezembro, às 10 horas, o canteiro de obras da unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, localizado no bairro da Precabura, município de Eusébio. A unidade ocupará 30 mil metros quadrados de uma área total urbanizada de 40 mil metros quadrados. Até o final de 2015 serão concluídos o prédio de Gestão e Ensino, com 30 salas de aula, e o auditório com 300 lugares. Em 2016 serão entregues o prédio da infraestrutura e os estacionamentos. A construção do prédio de laboratórios terá início em janeiro de 2015 e será concluído em 2016.

 

O Polo Industrial e Tecnológico da Saúde está sendo instalado em terreno de 55 hectares desapropriado pelo Estado, conforme o decreto nº 29.803, de 15 de julho de 2009. São três empresas âncoras: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia) e Isofarma. A unidade da Fiocruz no Ceará definiu como grandes objetivos fortalecer e qualificar a atenção Básica à Saúde e estimular o desenvolvimento do polo industrial, abrangendo as áreas de medicamentos e de equipamentos.

 

Em 2012 o Governo do Estado desapropriou mais 22 hectares para a área de produção industrial do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos), setor de produção de vacinas e biofármacos da Fiocruz. Os projetos estão sendo preparados para a produção inicial da vacina contra a febre amarela, e, em seguida, da taliglucerase, medicamento para a Doença de Gaucher. Este ano, o governador Cid Gomes visitou em Israel a fábrica da taliglucerase, cuja tecnologia será transferida para Biomanguinhos. Os investimentos previstos pelo Ministério da Saúde para as obras da Fiocruz Ceará são de R$ 170 milhões em quatro anos.

 

Com escritório instalado em Fortaleza desde 2009, a Fiocruz Ceará coordenou a implantação do Mestrado Profissional em Saúde da Família com 10 Universidades do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba, formando a primeira turma com 94 mestres. No momento, 130 mestrandos integram a segunda turma. No ano passado iniciou o Doutorado em Medicina Tropical com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para a formação de 12 doutores para esta área de pesquisa no Estado. Atualmente trabalham na Fiocruz Ceará 13 pesquisadores e sete funcionários da área administrativa.

 

29.12.2014

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá
selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara