Governador Cid Gomes entrega primeira etapa do Centro de Formação Olímpica (CFO)

29 de dezembro de 2014 - 15:06

A solenidade de entrega da primeira etapa do Centro de Formação Olímpica, maior complexo esportivo do Brasil, acontece nesta terça-feira (30), às 18 horas. O Governador Cid Gomes presidirá a cerimônia de descerramento de placa, acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do Especial de Grandes Eventos Esportivos (SEGE), Ferruccio Feitosa. O campeão olímpico de ginástica, Arthur Zanetti, escolhido como atleta masculino do ano pelo Prêmio Brasil Olímpico, também prestigiará a solenidade.

 

Na ocasião, o ministro Aldo Rebelo, o governador Cid Gomes e o secretário Ferruccio Feitosa conduzirão a imprensa a uma visita guiada pelas instalações do CFO, contemplando espaços como pista de atletismo, piscinas, salas médicas, quadras, áreas de ginástica, lutas e academia. O descerramento da placa de inauguração será realizado no Prédio Principal, que abriga o hotel para 248 pessoas, a “Sala das Federações”, e toda a estrutura de suporte para as equipes técnicas e atletas. Lá o medalhista olímpico e campeão mundial de ginástica, Arthur Zanetti, fará uma apresentação especial nas argolas do novo equipamento.

 

“O CFO é o único equipamento no Brasil que contempla 26 modalidades olímpicas num mesmo ambiente. Ele chega com a missão de elevar a capacidade do Estado em sediar grandes eventos esportivos, além de servir para a formação de atletas para competições nacionais e internacionais, bem como receber delegações visando a preparação de atletas para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Tenho certeza de que este será o primeiro passo para um novo momento do esporte no Ceará”, aponta Ferruccio Feitosa.

 

Projeto inovador

 

O CFO é uma parceria do Governo do Ceará com o Governo Federal e faz parte do Plano Brasil Medalhas, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O complexo vai integrar a Rede Nacional de Treinamento, principal projeto de legado dos Jogos Olímpicos de 2016 para a infraestrutura do esporte brasileiro, e foi a primeira obra no estado contratada sob o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) – modalidade de licitação criada para maior eficiência de contratações públicas e aumento de competitividade entre fornecedores.

 

Com área total de 85.922,12 m², o CFO será um dos mais modernos complexos esportivos do Brasil, com espaço para diversas modalidades olímpicas e não olímpicas. O CFO é composto de piscina olímpica e de salto ornamental, campo e pista de atletismo, pistas de skate e BMX, quadras de vôlei de praia e de tênis (piso rápido), edifício de treinamentos com sala de lutas, espaço para ginástica olímpica e rítmica, academia, refeitório, sala das federações, passarela interligando o CFO à Arena Castelão, hotel para 248 atletas e um ginásio climatizado para receber eventos de até 21 mil pessoas, com arquibancada retrátil, telão de quatro faces, camarotes, bares e estúdios de TV.

 

A obra

 

Somado ao Castelão, o Centro de Formação Olímpica formará o maior complexo desportivo do país. O CFO, administrado pela SEGE e realizado pelo Consórcio Complexo Olímpico do Ceará, com as Construtoras Galvão Engenharia SA e Recoma Construções Comércio e Indústria LTDA, continua em fase final de acabamento. A obra transcorre dentro do cronograma previsto original de entrega total para março de 2015. O espaço contará com instalações para 26 modalidades olímpicas, com outras muito populares, como futsal, karatê e skate.

 

Arthur Zanetti

 

Natural de São Caetano do Sul (SP), Arthur Nabarrete Zanetti iniciou a carreira no esporte aos sete anos, depois de uma rápida passagem pelo futebol. Especialista em argolas, ele é dono da única medalha olímpica conquistada pela ginástica artista brasileira em Jogos Olímpicos. A medalha de ouro nas argolas veio em Londres 2012 logo na estreia do atleta em Jogos Olímpicos. No início do ciclo olímpico para os Jogos do Rio 2016, Zanetti conquistou mais um ouro inédito, desta vez, no Mundial de Ginástica na Antuérpia, Bélgica, em 2013. Ano que vem, ele se prepara para integrar a equipe de ginástica artística masculina nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Canadá.

 

Obs.: Os profissionais de imprensa credenciados serão guiados para uma visita pelas instalações do centro olímpico no dia da solenidade.

 

Serviço:

Solenidade de entrega do Centro de Formação Olímpica
Local: Avenida Alberto Craveiro, 2900 (em frente à Arena Castelão)
Data: 30/12/2014 (terça-feira)
Horário: 18 horas

 

29.12.2014

Assessoria de Imprensa da Sege

Ciro Câmara / Ana Martins (85 3264.5359)