CFO: Entrega da primeira etapa marca encerramento de inaugurações de Cid Gomes

31 de dezembro de 2014 - 12:05

A ideia de inaugurar o Centro de Formação Olímpica do Ceará (CFO) como último compromisso público da agenda do Governador, não foi à toa. De acordo com Cid Gomes, o simbolismo do equipamento em oferecer oportunidade de mudança de vida para os jovens cearenses o motivou a finalizar ali sua programação oficial. “Para acreditarmos em um mundo de paz, temos que investir em educação e em oportunidade para os jovens”, explicou, acrescentando que o combate à violência não se resolve apenas com investimento em equipamentos de segurança.

 

CFO intParte do Centro de Formação Olímpica do Ceará foi entregue nesta terça-feira (30) por Cid Gomes e pelo secretário estadual de Grandes Eventos, Ferruccio Feitosa. Da inauguração também participou o campeão olímpico de ginástica, Arthur Zanetti, escolhido como atleta masculino do ano pelo Prêmio Brasil Olímpico. Durante a inauguração, foram visitadas as instalações do equipamento como o edifício de treinamentos com sala de lutas, espaço para ginástica olímpica e rítmica, academia, refeitório, sala das federações, o hotel, a área das piscinas e etc.

 

CFO int2

O Governador destacou que o Ceará é o estado com maior cobertura do programa Esporte na Escola e que a educação e o esporte devem andar juntos. O programa incentiva a iniciação esportiva e de rendimento na Escola, visando à preparação da juventude cearense para as Olimpíadas 2016. Cid afirmou que segue agora para o que considera “o maior” desafio de sua carreira, o de assumir o Ministério da Educação. 

 

Já o atleta Arthur Zanetti, afirmou que o CFO vai fazer qualquer atleta se admirar. “É um grande equipamento é que está aqui à disposição para descobrir novos talentos também”, disse. O secretário Ferruccio, agradeceu ao governador a oportunidade de capitanear grandes projetos, e lembrou que o CFO vai formar com a Arena Castelão o maior complexo olímpico do País.

 

CFO 

 

CFO interna3O CFO é uma parceria do Governo do Ceará com o Governo Federal e faz parte do Plano Brasil Medalhas, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O complexo vai integrar a Rede Nacional de Treinamento, principal projeto de legado dos Jogos Olímpicos de 2016 para a infraestrutura do esporte brasileiro, e foi a primeira obra no estado contratada sob o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) – modalidade de licitação criada para maior eficiência de contratações públicas e aumento de competitividade entre fornecedores.

 

Com área total de 85.922,12 m², o CFO será um dos mais modernos complexos esportivos do Brasil, com espaço para diversas modalidades olímpicas e não olímpicas. O CFO é composto de piscina olímpica e de salto ornamental, campo e pista de atletismo, pistas de skate e BMX, quadras de vôlei de praia e de tênis (piso rápido), edifício de treinamentos com sala de lutas, espaço para ginástica olímpica e rítmica, academia, refeitório, sala das federações, passarela interligando o CFO à Arena Castelão, hotel para 248 atletas e um ginásio climatizado para receber eventos de até 21 mil pessoas, com arquibancada retrátil, telão de quatro faces, camarotes, bares e estúdios de TV.

 

A obra

 

CFO interna4Somado ao Castelão, o Centro de Formação Olímpica formará o maior complexo desportivo do país. O CFO, administrado pela SEGE e realizado pelo Consórcio Complexo Olímpico do Ceará, com as Construtoras Galvão Engenharia SA e Recoma Construções Comércio e Indústria LTDA, continua em fase final de acabamento. A obra transcorre dentro do cronograma previsto original de entrega total para março de 2015. O espaço contará com instalações para 26 modalidades olímpicas, com outras muito populares, como futsal, karatê e skate.

 

CFO interna5O evento foi prestigiado também pelo prefeito Roberto Cláudio, pelos secretários estaduais Quintino Vieira (DAE), Bismarck Maia (Turismo), Gilvan (Esporte), pelo deputado federal Domingos Neto, pelos deputados estaduais Ronaldo Martins, Davi Duran e Mailson, representantes do esporte, e representantes do consórcio construtor.

 

 

 

31.12.2014

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)