Sobrado Dr. José Lourenço e Escola de Artes e Ofícios com novas exposições

31 de dezembro de 2014

Uma seleção de trabalhos de fotógrafos cearenses e peruanos à mostra no Centro de Fortaleza. Um conjunto de fotografias, mobiliários, utensílios e vestimentas que reportam àBelle Époque na capital, precisamente no bairro Jacarecanga. É tempo de novas exposições no Sobrado Dr. José Lourenço e na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

 

A exposição de fotógrafos cearenses e peruanos no Sobrado Dr. José Lourenço integra o festival Encontros de Agosto, em sua quarta edição em 2014, comemorando os 175 anos da fotografia. Aberta no dia 17 de dezembro, a mostra “Entre o Documento e a Ficção – Fronteiras da Fotografia” poderá ser visitada até 28 de fevereiro de 2015, de terça-feira a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 17 horas, com acesso gratuito. O Sobrado Dr. José Lourenço fica na rua Major Facundo, 154, pertinho do Passeio Público.

 

Já a exposição “Jacarecanga – histórias e memórias de uma bela época”, aberta no dia 18 de dezembro, segue em cartaz até agosto de 2015, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h30min às 17h, também com entrada grátis. A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho está instalada na Av. Francisco Sá, 1801, no bairro Jacarecanga.

 

Sob curadoria de Antonio Vieira, professor da Escola de Artes e Ofícios, a mostra parte dos fragmentos das narrativas de quem nasceu e cresceu no bairro, apresentando histórias do cotidiano de antigos moradores, além de artefatos e adornos que remetem a meados do século XX. A exposição recria um ambiente domiciliar de época na forma do seu antigo usufruto, singularmente representado pela corrente estilística do movimento Art Nouveau, no período daBelle Époque, entre o fim do século XIX e as primeiras décadas do século seguinte, quando Fortaleza tinha Paris como principal referência de modernidade estética e comportamental.

 

No Sobrado Dr. José Lourenço, o visitante encontrará trabalhos dos fotógrafos cearenses Beatriz Mendes, Beto Skeff, Celso Oliveira, Davi Pinheiro, David Aragão, Fernando Jorge e Rubens Venâncio, George Sampaio, Gentil Barreira, Henrique Torres, Igor de Melo, Markos Montenegro, Otávio Menezes, Marcos Pardana, Priscila Smith, Sérgio Carvalho e Thais Mesquita. A parte peruana da exposição reúne fotografias de Adrian Portugal, Ernesto Benavides, Giancarlo Shibayama, Gihan Tubbeh, Maricé Castaneda, Musuk Nolte e o coletivo Versus.

 

A curadoria da produção cearense foi desenvolvida pela Travessa da Imagem, Ifoto e Olho de Peixe. A curadoria da mostra de peruanos é assinada pelo editor e pesquisador Claudi Carreras, argentino residente em São Paulo. A exposição dá continuidade à programação do festival Encontros de Agosto, no dia 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia, e que contou com 12 horas de atividades, entre palestras, Feira da Fotografia e projeções. O festival tem como foco promover a fotografia cearense e latino-americana.

 

“Por meio das mostras de cearenses e peruanos, o Encontros de Agosto 2014 busca reforçar as trocas culturais entre os dois países, ampliando as possibilidades de circulação da fotografia local no exterior; além de trazer ao Ceará artistas de circuitos internacionais para dialogar com autores da região e abrir oportunidades de crescimento para quem se inicia e quem já atua na arte fotográfica”, aponta a coordenadora geral do festival Encontros de Agosto, Patrícia Veloso.

 

O festival é promovido pelo Fórum da Fotografia – Ceará e realizado por Instituto Anima Cult e Imagem Brasil; com apoio cultural do Sobrado Dr. José Lourenço, Porto Iracema das Artes, Companhia Energética do Ceará (Coelce) e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, com recursos do VI Edital Mecenas do Ceará. O festival ainda com a parceria do Estúdio Madalena, Travessa da Imagem, Instituto da Fotografia (Ifoto) e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia Brasileira (RPCFB).

 

 

Serviço
Encontros de Agosto 2014 – Entre o Documento e a Ficção – Fronteiras da Fotografia
Exposições de autores cearenses e peruanos
Local: Sobrado Dr. José Lourenço – Rua Major Facundo, 154 – Centro
Período: 17 de dezembro de 2014 a 28 de fevereiro de 2015
Dias e horários: terça-feira a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 17 horas
Acesso gratuito

 

Jacarecanga – histórias e memórias de uma bela época
Fotografias, mobiliários, utensílios e vestimentas que reportam à Belle Époque de Fortaleza, precisamente no bairro Jacarecanga.
Local: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga
Período: 18 de dezembro de 2014 a agosto de 2015
Dias e horários: segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h30min às 17h
Acesso gratuito

 

 

Secretaria da Cultura do Ceará
Assessoria de Comunicação
(85) 8699.6524 – Dalwton Moura
(85) 8878.8805 – Raimundo Madeira
(85) 8824-0994 – Lucas Benedecti
imprensa@secult.ce.gov.br

Coordenação de  Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
(85) 3101.6761