Compromissos de Governo de Camilo Santana

2 de janeiro de 2015 - 14:50

Seguem, abaixo, os principais compromissos de Governo para os próximos quatro anos.

 

EDUCAÇÃO

 

O Ceará é, hoje, referência nacional em Educação. É compromisso de governo seguir avançando nesta área com a ampliação do número de escolas de tempo integral e promovendo a universalização do ensino profissional. Também serão criados o Bolsa Universitário e o estágio remunerado aos alunos da UECE, UVA e URCA.

 

SAÚDE

 

É compromisso deste governo, na área de Saúde, a construção de dois hospitais regionais: um no Vale do Jaguaribe e outro na Região Metropolitana. Serão implantadas, ainda, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas em cidades acima de 50 mil habitantes, além de policlínicas em Fortaleza, em parceria com a Prefeitura.

 

HABITAÇÃO

 

Expansão do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida;  garantia de construção de moradias para moradores de áreas de risco e a regularização fundiária urbana, com a garantia do papel da casa também nas cidades.

 

SEGURANÇA HÍDRICA

 

Fortalecer a parceria com o governo federal para garantir projetos como a Transposição do São Francisco, a Transnordestina e a Refinaria Premium da Petrobras. Ampliar a infraestrutura hídrica do Ceará por meio da construção do segundo trecho do Cinturão das Águas, uma obra estruturante que, combinada com a Integração da Bacia do São Francisco, sanará definitivamente o problema da convivência com a escassez e irregularidade pluviométrica no Ceará.

 

MOBILIDADE URBANA

 

O Governo de Camilo Santana vai implantar Bilhete Único Intermunicipal na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) para atender às populações dos municípios da RMF, oferecendo um transporte público de qualidade para a população. Outro compromisso de governo é colocar para funcionar a Linha Sul do Metrô de Fortaleza e implantar a Linha Leste.

 

ESTRADAS

 

A infraestrutura rodoviária será melhorada por meio da consolidação, ampliação e conservação da rede de estradas estaduais, garantindo, inclusive, que nenhum município do Ceará seja mais fim de linha.

 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

 

Promover o desenvolvimento do Estado, levando indústrias para o interior e garantindo a implantação da Refinaria que, ao lado da Siderúrgica, vai dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) cearense. Também são compromissos de governo a ampliação do crédito, o fortalecimento do turismo e a garantia de assistência técnica para produtores rurais.

 

CULTURA

 

Destinar 1,5% do investimento total do Estado para a Cultura e integrar as ações com outras pastas, com o objetivo de resgatar as raízes culturais do Estado.

 

SEGURANÇA

 

Combate à criminalidade por meio da integração de políticas públicas que garantam mais qualidade de vida para as pessoas, por meio de infraestrutura social (educação, saúde, cultura e lazer). Esta ação será obtida pela implantação de um amplo programa que reunirá iniciativas integradas de prevenção da violência urbana. Também estão entre os compromissos de governo a reorganização do Programa Ronda do Quarteirão e a ampliação do Raio; a contratação de mais policiais e a realização de estudo sobre um novo sistema de promoções para a correção de distorções salariais.

 

COMBATE ÀS DROGAS

 

Dentro da visão de que as drogas não são apenas um problema de polícia, o governo vai ampliar o atendimento dos dependentes químicos, com a criação de mais vagas para tratamento. Outra meta é a reinserção social, por meio da oferta de oportunidades de qualificação e emprego para aqueles que estiverem em recuperação.

 

MÁQUINA PÚBLICA

 

Estão entre os compromissos de governo a qualificação dos gastos no custeio, a modernização com vistas a uma gestão mais transparente e compartilhada e o fortalecimento do planejamento estratégico como ferramenta de gestão.