Secretaria da Saúde lança “Protocolos de Obstetrícia”

2 de janeiro de 2015 - 17:50

Com foco na saúde reprodutiva da mulher, a Secretaria da Saúde do Estado lança os “Protocolos de Obstetrícia”, com aval da Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (Socego). Organizado por Francisco José Costa Eleutério, Roger Murilo Ribeiro Soares, Kathiane Lustosa Augusto, Aline Veras Morais Brilhante e Mariano Freitas, presidente do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materno-infantil e Fetal, que revisou os originais, o volume reúne 61 protocolos de obstetrícia que contemplam desde a assistência pré-natal até as complicações anestésicas em obstetrícia.

 

A obra é resultado do trabalho da equipe de obstetras do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), com incentivo da equipe estadual da Rede Cegonha no Ceará. “A importância do livro para os profissionais médicos e de enfermagem do Programa Saúde da Família e dos hospitais públicos é que ficam aptos a identificarem gestação de alto risco logo no início da gravidez e a referenciarem essas pacientes para as policlínicas regionais”, observa Mariano Freitas. “Sem dúvida, o diagnóstico precoce da gestação de alto risco é importante para a prevenção da morbidade e da mortalidade materna e fetal”, completa.

 

Com tiragem de 3.000 exemplares, o livro de 536 páginas já foi entregue a todas as equipes de Saúde da Família de todos os municípios do Ceará, aos secretários municipais de saúde, hospitais públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e coordenadores das regiões de saúde, no total de 2.600 volumes distribuídos. Sessenta exemplares estão à disposição dos profissionais médicos na Socego. O livro também pode ser consultado em versão PDF.

 

02.01.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara