Hemoce vai ao shopping e amplia opções de locais para doar sangue

9 de janeiro de 2015 - 15:01

O Hemoce fica na Avenida José Bastos, na zona oeste de Fortaleza, distante de quem mora em outras áreas da capital, como Aldeota e bairros vizinhos.  A distância deixa de ser dificuldade. É que o Hemoce estará no Shopping Del Paseo a partir deste domingo (11) até o dia 8 de fevereiro durante todos os dias, inclusive aos sábados e domingos. A equipe fará captação de sangue e cadastro de medula óssea das 12 às 18 horas, no piso L2 do shopping, na Avenida Santos Dumont, 3131.

 

Outro local de coleta de sangue e cadastro de medula óssea é a Praça do Ferreira. Até o dia 16 de janeiro a unidade móvel do Hemoce estará na praça, das 8 às 16 horas. Somente neste sábado, 10 de janeiro, o atendimento vai até as 12 horas.

 

Nágela Lima, coordenadora de captação do Hemoce, afirma que “tudo que está sendo feito, facilitando o acesso aos doadores,  é para enfrentar a histórica redução de doação que ocorre todos os anos nos meses de janeiro, principalmente por causa das férias escolares,  com as famílias viajando mais”. O estoque de sangue precisa ser assegurado para atendimento às necessidades dos hospitais e unidades de saúde na capital e no interior.

 

Medula óssea

 

O cadastro de medula óssea amplia as possibilidades de doação para salvar a vida de pacientes com doenças hematológicas, como leucemias e linfomas. Apenas 25% dos pacientes têm chance de encontrar um doador entre familiares. O Hemoce realiza um trabalho permanente de conscientização sobre a importância de se cadastrar como possível doador de medula óssea.  Para ampliar as chances de um doador compatível, há o banco mundial de doadores de medula óssea, que reúne 71 registros de células-tronco hematopoiética (as células que dão origem ao sangue), em 58 países, e 48 bancos de cordão umbilical em 32 países. Atualmente, estão cadastrados nesse banco mais de 24 milhões de pessoas.

 

Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar bem de saúde, não ter tido câncer e apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. O cadastro será concluído com a assinatura de um termo de consentimento e a coleta de uma amostra de sangue ( 10 ml). O cadastro deve ser mantido atualizado. Isso é possível através de contato com o Hemoce, no Núcleo de Medula Óssea, ou diretamente pelo site do Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome).

 

Para doar sangue

 

Para ser um doador de sangue basta ter mais de 50 quilos, entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e bem alimentado e apresentar um documento oficial e original com foto. Existe a necessidade de todos os tipos de sangue (ver os tipos de sangue no banner). Quem tem menos de 18 anos deve apresentar o termo de consentimento, que está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

 

09.01.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara